CDR vai checar obras do eixo norte da integração da Bacia do São Francisco — Rádio Senado
Conexão Senado

CDR vai checar obras do eixo norte da integração da Bacia do São Francisco

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR) vai checar as obras do eixo norte da integração da Bacia do São Francisco. Os senadores querem ver de perto a situação onde as obras estão paradas por entraves na justiça.

Segundo a autora do pedido e presidente da comissão, senadora Fátima Bezerra (PT – RN), a intenção é reunir a sociedade para analisar a retomada das obras.  Ainda segundo a senadora Fátima Bezerra, todos os estados do nordeste, as assembleias legislativas, governadores, prefeitos, vereadores, os bispos do nordeste, sindicatos rurais, Contag e empresariado ligado ao setor rural estão confirmando presença.

07/06/2017, 12h55 - ATUALIZADO EM 07/06/2017, 13h35
Duração de áudio: 02:04
Foto para Banco de Imagem: PISF / Ministério da Integração
Duda Covett / Ministério da Integração

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL VAI CHECAR AS OBRAS DO EIXO NORTE DA INTEGRAÇÃO DA BACIA DO SÃO FRANCISCO. LOC: OS SENADORES QUEREM VER DE PERTO A SITUAÇÃO ONDE AS OBRAS ESTÃO PARADAS POR ENTRAVES NA JUSTIÇA. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. TÉC. A Comissão de Desenvolvimento Regional aprovou o requerimento para uma visita técnica às obras do eixo norte da integração do rio São Francisco. A mobilização recebeu o nome de “Caravana das Águas”. Segundo a autora do pedido, a senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, e presidente da comissão, a intenção é reunir a sociedade para analisar a retomada das obras da integração do São Francisco no eixo Norte. (Fátima Bezerra) Todos os estados do nordeste, as assembleias legislativas,, governadores prefeitos vereadores, os bispos do nordeste estão confirmando presença, não só do meu estado como da Paraíba e do Ceará, e a representação da sociedade civil,, presença importante dos sindicatos rurais, contag e do empresariado ligado ao setor rural. (Repórter) A senadora Regina Sousa, do PT do Piauí, lembrou a importância da obra para a região nordeste. (Regina Sousa) “É uma obra de alcance social muito grande que precisa ser concluída porque resolve o problema de muitos municípios nossos que sofrem com a seca”. (Repórter) Em abril deste ano a CDR promoveu uma audiência pública para discutir a paralisação das obras do eixo norte, que levarão as águas da bacia do são Francisco aos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio grande do Norte. Apesar da previsão para a retomada das obras até o final de abril, o prazo não foi cumprido porque o resultado da licitação da primeira etapa do projeto está sendo questionado na Justiça. A CDR criou um grupo de trabalho para acompanhar o processo de retomada das obras. Segundo a senadora Fátima Bezerra, a visita técnica vai começar no dia 19 de junho em Terra Nova, município de Pernambuco no ponto onde as obras foram paralisadas. No dia 20, a comissão vai promover duas audiências públicas já no estado do Rio Grande do Norte nos municípios de Pau dos Ferros e Caicó. Req. CDR 29/2017

Ao vivo
00:0000:00