Ministro defende privatizar setores da Petrobras e da Eletrobras como solução para levar energia à Amazônia — Rádio Senado
Audiência pública

Ministro defende privatizar setores da Petrobras e da Eletrobras como solução para levar energia à Amazônia

A solução para levar energia à Amazônia é privatizar setores da Petrobras e da Eletrobras. A afirmação é do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, que participou de audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI).

Mas o presidente da CI, senador Eduardo Braga (PMDB – AM), discorda das privatizações neste momento. Para Eduardo Braga, que já foi ministro de Minas e Energia, é preciso, antes, resolver problemas de infraestrutura e dos contratos já firmados.

06/06/2017, 14h13 - ATUALIZADO EM 06/06/2017, 14h32
Duração de áudio: 01:55
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza audiência interativa sobre o fornecimento de gás entre a Petrobras e a Amazonas Energia nas térmicas do Estado do Amazonas com a participação do ministro de Minas e Energia e representantes do setor.

Em pronunciamento, ministro de Estado de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A SOLUÇÃO PARA LEVAR ENERGIA À AMAZÔNIA É PRIVATIZAR SETORES DA PETROBRAS E DA ELETROBRAS. LOC: A AFIRMAÇÃO É DO MINISTRO DE MINAS E ENERGIA, FERNANDO COELHO FILHO, QUE PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA. INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: (Repórter) O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que o objetivo do Ministério é ampliar o fornecimento de energia de qualidade e com preços competitivos. Para isso, defendeu, entre outras medidas, a inclusão de energias renováveis, como a eólica, originada nos ventos, na matriz energética brasileira. O ministro também defendeu a privatização de setores de empresas energéticas para permitir que o setor privado leve energia para o interior da Amazônia. (Fernando Coelho Filho) “Como está, é muito, muito precário o fornecimento de energia a essa população a um preço muito caro a todos. Estamos tocando um plano de privatização na Petrobras, sim. Estamos fazendo alguns desinvestimentos na Eletrobras, sim. Não se trata única e exclusivamente de privatizar por privatizar. Mas, sim, de melhorar os nossos processos e melhorar também o fornecimento dos serviços” (Repórter) Mas o presidente da CI, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, discorda das privatizações neste momento. Para Eduardo Braga, que já foi ministro de Minas e Energia, é preciso, antes, resolver problemas de infraestrutura e dos contratos já firmados. (Eduardo Braga) “A meu juízo, privatizar essas empresas significa, praticamente, negar aos brasileiros que vivem nas regiões isoladas no interior da Amazônia ter acesso ao século vinte e ao século dezenove”. (Repórter) O ministro Fernando Coelho Filho ainda tratou de outros programas do ministério, como o RenovaBio, que incentiva a produção de biocombustíveis; da situação dos leilões de energia no Norte do país; e do marco legal para o setor energético. A audiência pública foi solicitada pelo senador Eduardo Braga e Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará.

Ao vivo
00:0000:00