CDR vai ao Nordeste fiscalizar andamento da transposição do São Francisco — Rádio Senado
Rio São Francisco

CDR vai ao Nordeste fiscalizar andamento da transposição do São Francisco

Integrantes da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR) vão ao Rio Grande do Norte e à Paraíba fiscalizar o andamento do Projeto de Transposição do Rio São Francisco. Uma ação judicial paralisa as obras do eixo norte.

O resultado da licitação referente à etapa 1 do projeto está sendo questionada na justiça e, por isso, as obras continuam paralisadas, mesmo depois da assinatura do contrato do Ministério de Integração Nacional com o consórcio vencedor da concorrência pública, em abril. A presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra (PT – RN) espera que os debates sirvam para agilizar a solução do problema.

17/05/2017, 14h18 - ATUALIZADO EM 17/05/2017, 14h35
Duração de áudio: 01:45
mi.gov.br

Transcrição
LOC: INTEGRANTES DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO VÃO AO RIO GRANDE DO NORTE E À PARAÍBA FISCALIZAR O ANDAMENTO DO PROJETO DE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. LOC: UMA AÇÃO JUDICIAL PARALISA AS OBRAS DO EIXO NORTE, COMO INFORMA A REPÓRTER MARCELA DINIZ: (Repórter) No dia 8 de junho, a audiência pública será em Natal, Rio Grande do Norte e, no dia seguinte, em João Pessoa, na Paraíba. Os senadores da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo querem acompanhar de perto a situação do Eixo Norte do Projeto de Transposição do Rio São Francisco. O resultado da licitação referente à etapa 1 do projeto está sendo questionada na justiça e, por isso, as obras continuam paralisadas, mesmo depois da assinatura do contrato do Ministério de Integração Nacional com o consórcio vencedor da concorrência pública, em abril. A presidente da CDR, senadora Fátima Bezerra, do PT potiguar, espera que os debates sirvam para agilizar a solução do problema: (Fátima Bezerra) Queremos, com essas audiências públicas, promover uma forte e boa mobilização social dessas regiões, com o intuito de pressionarmos para que essa obra seja retomada o mais breve possível. (Repórter) A expectativa era a de que as obras do Eixo Norte, orçadas em 516 milhões de reais, estivessem concluídas até o final de 2017, mas um documento enviado pelo Ministério da Integração Nacional à CDR do Senado informa que só será possível definir uma data de conclusão após decisão da Justiça sobre o caso. De acordo com Fátima Bezerra, serão convidados para os debates itinerantes da Comissão, representantes das empresas interessadas nas obras do Eixo Norte da integração do São Francisco; prefeitos, parlamentares e sindicatos de trabalhadores das cidades impactadas pelo empreendimento e representantes de pastorais religiosas e organizações da sociedade civil que acompanham desde o início o projeto de Transposição. LOC: NO DIA 7 DE JUNHO, UM DIA ANTES DO INÍCIO DAS AUDIÊNCIAS ITINERANTES SOBRE AS OBRAS DE TRANSPOSIÇÃO, A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO PROMOVERÁ UM SEMINÁRIO SOBRE ECONOMIA CRIATIVA E A CADEIA PRODUTIVA DAS FESTAS JUNINAS, NA REGIÃO NORDESTE. O PEDIDO FOI DAVICE-PRESIDENTE DO COLEGIADO, SENADORA LÍDICE DA MATA, DO PSB DA BAHIA.

Ao vivo
00:0000:00