Ministro Fernando Bezerra deve esclarecer possível aumento da conta de luz em 2018
O ministro de Minas e Energia deve esclarecer aos senadores sobre possível aumento da conta de luz em 2018 e o abastecimento de eletricidade para a região amazônica. A audiência pública, solicitada pelo senador Eduardo Braga (PMDB – AM), está marcada para a próxima terça-feira na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI).

Transcrição
LOC: O MINISTRO DE MINAS E ENERGIA DEVE ESCLARECER AOS SENADORES SOBRE POSSÍVEL AUMENTO DA CONTA DE LUZ EM 2018 E O ABASTECIMENTO DE ELETRICIDADE PARA A REGIÃO AMAZÔNICA.
LOC: A AUDIÊNCIA PÚBLICA ESTÁ MARCADA PARA A PRÓXIMA TERÇA-FEIRA NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
(Repórter) O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, deve esclarecer aos senadores da Comissão de Infraestrutura os estudos em andamento no governo para mudar a forma de venda da energia de hidrelétricas antigas. O cancelamento dos contratos assinados em 2013 permitiria a venda de eletricidade a preços mais altos no mercado. A arrecadação extra buscaria reduzir os repasses do governo e as dívidas do setor elétrico. No entanto, o presidente da Comissão e autor do pedido para a audiência, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, que também comandou a pasta no segundo governo da então presidente Dilma Rousseff, teme que a medida aumente a conta de luz em 2018.
(Eduardo Braga) “É um tema que está preocupando e muito a população brasileira porque terá impacto na tarifa de energia elétrica no ano que vem”
(Repórter) O ministro de Minas e Energia também deve explicar aos senadores as medidas adotadas para facilitar os investimentos em distribuição de energia para estados da Região Amazônica, como Rondônia, Pará, Roraima e Amazonas. Recentemente, o governo editou um decreto que vai permitir a ligação de Roraima ao Sistema Interligado Nacional. O Estado sofre com frequentes apagões porque parte da eletricidade consumida é importada da Venezuela. O investimento deve ser financiado com recursos da “Conta de Consumo de Combustíveis”. Logo após a audiência pública com o ministro, os senadores devem ouvir representantes da pasta, da Agência Nacional de Energia Elétrica, da Petrobras, da Eletrobrás e da Amazonas Energia sobre o impasse no fornecimento de gás para as térmicas do Estado do Amazonas.
REQUERIMENTO DA COMISSÃO DE SERVIÇOS DE INFRAESTRUTURA 18/2017