Senado pretende agir preventivamente para combater corrupção — Rádio Senado
Fiscalização e Controle

Senado pretende agir preventivamente para combater corrupção

O Senado pretende agir preventivamente para combater a corrupção, envolvendo a sociedade diretamente no processo de fiscalização. Esta é a promessa da nova presidência da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), eleita nesta terça-feira (04).

O senador Ataídes Oliveira (PSDB – TO) foi eleito presidente. O senador Airton Sandoval (PMDB – SP) foi eleito vice. Ataídes disse que, com os resultados da Operação Lava Jato, o país tem que mudar completamente suas práticas e passar a usar corretamente os recursos públicos. Ele prometeu atuar com rigor no controle dos gastos e no combate à corrupção.

04/04/2017, 13h41 - ATUALIZADO EM 04/04/2017, 13h54
Duração de áudio: 01:43
Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) realiza reunião para instalação dos trabalhos e eleição do presidente e vice para o biênio 2017/2018. 

Mesa: 
senador Airton Sandoval (PMDB-SP); 
presidente da CTFC, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) 

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: O SENADO PRETENDE AGIR PREVENTIVAMENTE PARA COMBATER A CORRUPÇÃO, ENVOLVENDO A SOCIEDADE DIRETAMENTE NO PROCESSO DE FISCALIZAÇÃO. LOC: ESTA É A PROMESSA DA NOVA PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, ELEITA NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER FLORIANO FILHO. (Repórter) Hoje foi o primeiro dia de funcionamento da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, neste ano. Faltava a eleição do presidente e foi escolhido o senador Ataídes Oliveira, do PSDB de Tocantins. Como vice foi eleito o senador Airton Sandoval, do PMDB de São Paulo. Ataídes disse que, com os resultados da Operação Lava Jato, o país tem que mudar completamente suas práticas e passar a usar corretamente os recursos públicos. Ele prometeu atuar com rigor no controle dos gastos e no combate à corrupção. (Ataídes Oliveira) Mais do que nunca é nosso dever fiscalizar e controlar cada ato, cada projeto, cada iniciativa do poder Executivo. Temos que ser rigorosos ao cobrar lisura. Investigar e fechar todas as brechas possíveis para eventuais malfeitos. (Repórter) O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, sugeriu que o controle passe a ser feito em tempo real, para permitir uma atuação preventiva. Já o senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, afirmou que é fundamental a participação da sociedade nesse processo. (João Capiberibe) E essa é uma tarefa que (...) a gente pode contar com o conjunto da sociedade brasileira. (...) Estimulando o controle social. Que a sociedade participe porque, de fato, os dados estão disponíveis. (Repórter) A comissão terá reuniões semanais, às quartas-feiras.

Ao vivo
00:0000:00