Senado pretende agir preventivamente para combater corrupção
O Senado pretende agir preventivamente para combater a corrupção, envolvendo a sociedade diretamente no processo de fiscalização. Esta é a promessa da nova presidência da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), eleita nesta terça-feira (04).
O senador Ataídes Oliveira (PSDB – TO) foi eleito presidente. O senador Airton Sandoval (PMDB – SP) foi eleito vice. Ataídes disse que, com os resultados da Operação Lava Jato, o país tem que mudar completamente suas práticas e passar a usar corretamente os recursos públicos. Ele prometeu atuar com rigor no controle dos gastos e no combate à corrupção.
Transcrição
LOC: O SENADO PRETENDE AGIR PREVENTIVAMENTE PARA COMBATER A CORRUPÇÃO, ENVOLVENDO A SOCIEDADE DIRETAMENTE NO PROCESSO DE FISCALIZAÇÃO.
LOC: ESTA É A PROMESSA DA NOVA PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, ELEITA NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER FLORIANO FILHO.
(Repórter) Hoje foi o primeiro dia de funcionamento da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor, neste ano. Faltava a eleição do presidente e foi escolhido o senador Ataídes Oliveira, do PSDB de Tocantins. Como vice foi eleito o senador Airton Sandoval, do PMDB de São Paulo. Ataídes disse que, com os resultados da Operação Lava Jato, o país tem que mudar completamente suas práticas e passar a usar corretamente os recursos públicos. Ele prometeu atuar com rigor no controle dos gastos e no combate à corrupção.
(Ataídes Oliveira) Mais do que nunca é nosso dever fiscalizar e controlar cada ato, cada projeto, cada iniciativa do poder Executivo. Temos que ser rigorosos ao cobrar lisura. Investigar e fechar todas as brechas possíveis para eventuais malfeitos.
(Repórter) O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, sugeriu que o controle passe a ser feito em tempo real, para permitir uma atuação preventiva. Já o senador João Capiberibe, do PSB do Amapá, afirmou que é fundamental a participação da sociedade nesse processo.
(João Capiberibe) E essa é uma tarefa que (...) a gente pode contar com o conjunto da sociedade brasileira. (...) Estimulando o controle social. Que a sociedade participe porque, de fato, os dados estão disponíveis.
(Repórter) A comissão terá reuniões semanais, às quartas-feiras.