Eunício espera definição do comando das comissões para esta semana — Rádio Senado
Comissões

Eunício espera definição do comando das comissões para esta semana

08/03/2017, 22h24 - ATUALIZADO EM 09/03/2017, 08h47
Duração de áudio: 02:39
Plenário do Senado durante sessão solene do Congresso Nacional destinada à comemoração do Dia Internacional da Mulher e à entrega do Diploma Bertha Lutz em sua 16ª Premiação.

O Diploma Bertha Lutz premia anualmente mulheres e homens que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil, em qualquer área de atuação. 

Presidente do Senado Federal, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).
 
Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo / Agência Senado

Transcrição
LOC: PRESIDENTE DO SENADO ESPERA DEFINIÇÃO DO COMANDO DAS COMISSÕES NESTA QUINTA-FEIRA. LOC: LÍDER DO PMDB DEVE APRESENTAR HOJE OS NOMES DO PARTIDO E ADMITE QUE IMPASSE COM O PSDB ESTÁ PRESTES A SER RESOLVIDO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. TÉC: O presidente do Senado, Eunício Oliveira, pediu mais uma vez para que os líderes partidários façam as indicações dos senadores que vão integrar as comissões. Segundo ele, algumas listas já serão apresentadas nesta quinta-feira. (Eunício) Fiz um apelo para que os líderes encaminhassem à Mesa, e alguns líderes já me deram retorno hoje, que vão encaminhar à Mesa os nomes dos componentes das comissões para que eu possa ler numa sessão deliberativa, que pode ser amanhã ou na terça-feira e instalar na sequência as comissões que precisam ser instaladas. REP: Por serem as maiores bancadas, o PMDB e o PSDB não fecharam um acordo sobre as escolhas das comissões. Os peemedebistas têm direito a quatro, entre elas, a de Comissão de Constituição e Justiça. Embora possam ficar com a de Assuntos Econômicos, os tucanos não estariam dispostos a abrir mão da de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle. Sem especificar os colegiados do partido, o líder do PMDB, senador Renan Calheiros de Alagoas, defendeu a instalação das comissões já definidas pelos outros partidos. Ele avalia que está próximo de fechar um acordo com o PSDB. (Renan) Os partidos farão as indicações. A dificuldade é porque precisa acertar a comissão que cabe à cada bancada. Vamos fazer as indicações e deixar ainda o que resta para ser acertado para que o PMDB e o PSDB depois se acertem em torno delas. REP: O líder da minoria, senador Humberto Costa do PT de Pernambuco, cobrou um entendimento para que as comissões sejam instaladas. (H.Costa) Nós esperamos ansiosamente porque já estamos há quase um mês do início dos trabalhos parlamentares. Temos muitos temas que precisam da análise e de avaliação das comissões. E essa disputa estabelecida entre o PMDB e o PSDB está prejudicando a instalação de todas as outras comissões. Esperamos que nesta semana eles resolvam. REP: O vice-líder do Democratas, senador José Agripino do Rio Grande do Norte, também espera uma definição nesta semana. (Agripino) Pelo menos uma coisa deveria acontecer: os partidos indicarem os membros das comissões. Agora, elas só podem funcionar na medida em que tenham presidente e vice-presidente. Há um impasse posto e que cabe ao PMDB, partido majoritário encontrar a solução. Me parece que o impasse é entre o PP e o PMDB com relação à CMA. Definido isso, todo o restante fica definido. REP: Apenas a Comissão de Constituição e Justiça está instalada e funcionando de um total de 13 colegiados. Da Rádio Senado, Hérica Christian. Número da Proposição

Ao vivo
00:0000:00