Senadores vão à ONU para reunião preparatória da conferência sobre os oceanos — Rádio Senado
ONU

Senadores vão à ONU para reunião preparatória da conferência sobre os oceanos

Senadores vão à ONU, na próxima semana, para reunião preparatória da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos. O uso sustentável dos recursos da chamada “Amazônia Azul” é um dos assuntos a serem levados pela comitiva brasileira.

A poluição e o aquecimento dos oceanos têm ligação direta com o aumento da temperatura global e também serão tema dos debates na ONU.O senador Gladson Cameli (PP – AC) defende o diálogo entre os países-membros das Nações Unidas para se encontrar soluções para esses problemas.

09/02/2017, 13h16 - ATUALIZADO EM 09/02/2017, 14h01
Duração de áudio: 02:04
Reprodução

Transcrição
LOC: SENADORES VÃO À ONU, NA PRÓXIMA SEMANA, PARA REUNIÃO PREPARATÓRIA DA CONFERÊNCIA SOBRE OS OCEANOS. LOC: O USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS DA CHAMADA “AMAZÔNIA AZUL” É UM DOS ASSUNTOS A SEREM LEVADOS PELA COMITIVA BRASILEIRA. A REPORTAGEM É DE MARCELA DINIZ: (Repórter) O objetivo número 14 da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável é a conservação e o uso racional dos recursos de oceanos e mares. Um debate de interesse do Brasil que, além da grande biodiversidade marinha, possui uma extensa área oceânica denominada “Amazônia Azul”, rica em recursos naturais, incluindo o petróleo. Entre os dias 15 e 16 de fevereiro, os senadores José Medeiros, do PSD de Mato Grosso; Gladson Cameli, do PP do Acre; e Ciro Nogueira, do PP do Piauí, estarão na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, representando o Senado brasileiro no Encontro Preparatório da Conferência sobre os Oceanos, evento que acontecerá no mês de junho, também na cidade norte-americana. De acordo com José Medeiros, a exploração sustentável da “Amazônia Azul” e os avanços na legislação internacional sobre os oceanos são o foco da comitiva brasileira nesta reunião preparatória: (José Medeiros) São assuntos importantes que têm a ver com o Brasil porque a nossa faixa que o Brasil tem direito, da Amazônia Azul, ela é muito rica, inclusive o nosso pré-sal está aí nessa faixa. (Repórter) A poluição e o aquecimento dos oceanos têm ligação direta com o aumento da temperatura global e também serão tema dos debates na ONU. O senador Gladson Cameli defende o diálogo entre os países-membros das Nações Unidas para se encontrar soluções para esses problemas: (Gladson Cameli) Eu acho de extrema importância e é um debate que muitos estavam esquecendo sobre a nossa “Amazônia Azul”. Nós temos que debater; a questão climática está mudando e eu tenho certeza que, com a sensibilidade dos demais países, nós vamos achar um denominador comum. (Repórter) O Brasil tem reivindicado junto à ONU uma extensão de 900 mil quilômetros quadrados de oceano que, junto com a Zona Econômica Exclusiva já existente hoje, somaria cerca de 4,5 milhões de quilômetros quadrados de área da “Amazônia Azul”.

Ao vivo
00:0000:00