CRE vai discutir reflexos da eleição de Trump sobre a política mundial
A Comissão de Relações Exteriores vai discutir os reflexos sobre a política internacional da eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos. A audiência pública está marcada para a próxima quinta-feira (8) e vai contar com a participação de especialistas em relações internacionais. O debate foi solicitado pelo presidente da CRE, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), pela relevância dos Estados Unidos na política internacional. A reportagem é de Hebert Madeira, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO VAI DISCUTIR OS REFLEXOS PARA O CENÁRIO INTERNACIONAL DA VITÓRIA DE DONALD TRUMP PARA A PRESIDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS.
LOC: AUDIÊNCIA PÚBLICA AGENDADA PARA QUINTA-FEIRA VAI CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DE ESPECIALISTAS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS. REPÓRTER HEBERT MADEIRA.
TÉC: (HEBERT) Os impactos de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos para o Brasil e o mundo. Esse é o tema da próxima audiência pública da Comissão de Relações Exteriores. O político republicano ganhou as eleições norte-americanas, que disputava com a democrata Hillary Clinton, e deve assumir o cargo no dia 20 de janeiro de 2017. A iniciativa do debate foi do presidente do colegiado, Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo. Para o senador, os Estados Unidos têm uma grande relevância no cenário internacional, e a eleição de Trump pode trazer incertezas. Aloysio avalia que ele criou uma imagem para o eleitorado por ter sido apresentador de televisão, e assim garantiu a vitória nas eleições.
(Aloysio 0’24”) A imagem de um homem enérgico, que fala a verdade, não tem medo de enfrentar a elite política de Washington, alguém que defende o emprego nos Estados Unidos, que exprime esse sentimento de hostilidade aos imigrantes, é um personagem que garantiu a ele sucesso porque falou com camadas profundas do eleitorado americano.
(REP) O senador acha que é preciso ver quem é o verdadeiro Donald Trump.
(Aloysio 0’14”) Será que esse personagem é real? Na presidência dos Estados Unidos, ele vai levar adiante as ideias vagas que sugeriu durante a campanha? Ainda é difícil se prever, é preciso aguardar as primeiras atitudes dele.
(REP) Para discutir o tema, a comissão convidou o presidente do Conselho de Comércio Exterior da Fiesp, Rubens Barbosa, e o professor de Relações Internacionais das Faculdades Rio Branco, Gunther Rudzit. A audiência está marcada para às 10 horas da próxima quinta-feira. Envie comentários, perguntas e sugestões pelo portal e-Cidadania, no link senado.leg.br/ecidadania.