Índice de crescimento populacional apresenta queda no país, aponta IBGE

Transcrição
LOC: O ÍNDICE DE CRESCIMENTO POPULACIONAL APRESENTA QUEDA NO PAÍS, SEGUNDO PESQUISA DO IBGE.
LOC: À MEDIDA QUE A TAXA DE NATALIDADE DIMINUI, A POPULAÇÃO SOFRE O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO. REPÓRTER HEBERT MADEIRA.
TÉC: Pesquisa do IBGE divulgada no final de agosto mostrou que a população brasileira cresceu 0,8% entre 2015 e 2016. Apesar de ter aumentado de 204,5 para mais de 206 milhões de pessoas, o dado apresenta uma queda no índice, que foi de 0,83% no ano anterior. Em 2000, o número foi de 1,4%, e vem caindo anualmente. Para 2044, a expectativa é que seja negativo, de -0,03%. A pesquisa revela ainda que a população de um quarto dos mais de 5500 municípios pesquisados já está reduzindo. À medida que nascem menos crianças, aumenta o número de adultos e a população envelhece. Alguns aspectos como o avanço da medicina e da tecnologia permitem que a expectativa de vida seja hoje de 75 anos. Quem explica é o senador Elmano Férrer, do PTB do Piauí, que cobra políticas públicas para a pessoa idosa.
(Elmano) Nós observamos que há uma projeção estatística de que dentro de 20 a 25 anos vamos ter quase 25% da população do Brasil acima dos 60 anos. Ou seja, temos que fazer um planejamento a longo prazo para que políticas devemos implementar a partir de agora.
(REP) Nesse sentido, o senador apresentou um projeto de lei que inclui o homicídio de idosos no rol de crimes hediondos. Elmano Férrer aponta que o envelhecimento da população pode afetar alguns pontos, como a previdência social:
(Elmano) Se hoje já há um déficit na previdência previsto, avalie quando tivermos apenas cinco trabalhando para sustentar uma.
(REP) A proposta do senador Elmano está pronta para ser votada na Comissão de Constituição e Justiça, onde tem decisão terminativa. O relator é o senador José Maranhão, do PMDB da Paraíba. Da Rádio Senado, Hebert Madeira.
PLS 373 de 2015