Boas notas no ensino médio podem contar como bônus no Enem
Transcrição
LOC: BOAS NOTAS DURANTE TODO O ENSINO MÉDIO PODEM CONTAR COMO BÔNUS NA HORA DE INGRESSAR EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL.
LOC: UMA PROPOSTA QUE DÁ ESSA VANTAGEM PARA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS QUE SE DEDICAREM CONTINUAMENTE AGUARDA VOTAÇÃO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.
(Repórter) A proposta surgiu de estudantes que participaram do programa Senado Jovem, formado por alunos de todo o País que vivenciam o dia a dia dos parlamentares. A ideia é que o desempenho escolar do aluno durante o ensino médio seja um dos critérios para o acesso à universidade. O senador Cristovam Buarque, do PPS do Distrito Federal, que foi relator da sugestão na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, considera a iniciativa uma forma de promover o estudo em todo o período.
(Cristovam Buarque) Essa sugestão dos Jovens Senadores pretende valorizar a experiência do ensino médio, na medida em que pretende que se utilize o desempenho acadêmico nesse nível de ensino como um dos critérios para o ingresso na universidade. Dessa forma, a nova sistemática faz justiça aos estudantes que mais se dedicam aos estudos, além de reduzir o peso exclusivo da nota de um exame único de seleção.
(Repórter) A ideia original dos jovens senadores, no entanto, era criar uma nova forma de acesso ao ensino superior, separada do Exame Nacional do Ensino Médio, com 15% das vagas das universidades federais reservadas para os alunos com as maiores notas médias. Mas Cristovam considera que criar uma nova cota não é o melhor caminho. Ele sugeriu dar um bônus de 15% na nota do Enem para todos os alunos que tiverem tido desempenho igual ou superior a 70% em todos os anos letivos.
(Cristovam Buarque) Vamos ser sinceros, vai ter escola que vão dar nota boa para todo mundo na medida em que o aluno, com base nessa nota, poderá entrar numa universidade. Mas quando a gente restringe a apenas 15% o peso, a gente dilui, eu diria, quase elimina o risco da desigualdade entre escolas que exigem muito e escolas que exigem pouco.
(Repórter) O relator na Comissão de Educação é o senador Telmário Mota, do PDT de Roraima, que é favorável à ideia. Se ela for aprovada pelo colegiado, ela segue para a análise do plenário.
PLS 586/2015