Inscrição para o Fies 2016 começa nesta terça-feira — Rádio Senado
Educação

Inscrição para o Fies 2016 começa nesta terça-feira

Foram abertas nesta terça-feira (26) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) do primeiro semestre de 2016. Ainda não foi divulgado o total de vagas para este ano. Senadores estão preocupados com os efeitos do ajuste fiscal sobre o Fies e outros programas de financiamento estudantil.

Segundo a senadora Ana Amélia (PP-RS), a redução do crédito estudantil pode impedir que muitos universitários terminem o ensino superior. Já a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) afirma que os programas do governo federal têm melhorado o ensino no País. Segundo Gleisi, o Fies beneficia mais de dois milhões e meio de estudantes.

26/01/2016, 12h12 - ATUALIZADO EM 26/01/2016, 12h52
Duração de áudio: 02:14
mec.gov.br

Transcrição
LOC: FORAM ABERTAS NESTA TERÇA-FEIRA AS INSCRIÇÕES PARA O FUNDO DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016. LOC: AINDA NÃO FOI DIVULGADO O TOTAL DE VAGAS PARA ESTE ANO. SENADORES ESTÃO PREOCUPADOS COM OS EFEITOS DO AJUSTE FISCAL SOBRE O FIES E OUTROS PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL. REPÓRTER NARA FERREIRA: TÉC: Para participar do programa de financiamento do ensino superior, o estudante precisa já ter feito o ENEM e obtido média igual ou superior a 450 pontos, além de nota acima de zero na redação. Deve ainda ter renda familiar mensal por pessoa de até 2 mil e 200 Reais. Os candidatos precisam se inscrever pelo site do Fies na Internet. O resultado sai em primeiro de fevereiro. O Ministério da Educação ainda não divulgou o número de financiamentos disponíveis para este semestre, mas o total em 2016 deve ser semelhante do ano passado - cerca de 300 mil contratos. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante esteve no Senado em outubro para uma audiência pública, quando defendeu a manutenção dos programas federais de financiamento da educação superior e profissionalizante, como o Fies, o Prouni e o Pronatec. Já os senadores manifestaram preocupação com os impactos do ajuste fiscal sobre esses programas. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, disse que a redução do crédito estudantil pode impedir que muitos universitários terminem o ensino superior. (ANA AMÉLIA) A redução da oferta de vagas no Prouni, no Fies e especialmente no Pronatec. São programas que fazem parte daquilo que o governo lançou como Pátria Educadora, para essa juventude. (REPÓRTER) A senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, vice-presidente da Comissão de Educação, pediu a criação de uma subcomissão destinada a debater soluções para o financiamento da educação pública. Já a senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, afirmou que os programas do governo federal têm melhorado o ensino no País. E lembrou que o Fies beneficia mais de dois milhões e meio de estudantes, com prazo maior para pagar as mensalidades da faculdade com juros baixos. (GLEISI HOFFMANN) “Está aqui, em números, para comprovar e provar que esse país avançou, nos últimos doze anos, mais do que nos quinhentos anos de história, na área educacional”. (REP) As inscrições para o Fies ficam abertas até a próxima sexta-feira, dia 29. Da Rádio Senado, Nara Ferreira.

Ao vivo
00:0000:00