2016 poderá ser decisivo para conclusão das obras de transposição do São Francisco — Rádio Senado
Meio Ambiente

2016 poderá ser decisivo para conclusão das obras de transposição do São Francisco

O ano de 2016 poderá ser decisivo para a conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco. Segundo dados do Ministério da Integração, 81% das obras estão concluídas. O Senado aprovou e encaminhou para a Câmara dos Deputados projeto (PLS 429/2015) que estabelece normas claras para a revitalização do rio.

Segundo o relator da matéria, senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), os rios do país estão ameaçados, em maior ou menor grau, e devem ter planos de revitalização. Para o senador, a degradação do Rio São Francisco ameaça a própria existência da bacia hidrográfica.

20/01/2016, 12h16 - ATUALIZADO EM 20/01/2016, 12h36
Duração de áudio: 02:06
Ministério da Integração Nacional/Divulgação

Transcrição
LOC: 2016 PODERÁ SER DECISIVO PARA A CONCLUSÃO DAS OBRAS DE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO. SEGUNDO DADOS DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO, 81 POR CENTO DA OBRA ESTÃO PRONTOS. LOC: PARA AJUDAR NO SUCESSO DA TRANSPOSIÇÃO, O SENADO APROVOU E ENCAMINHOU PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO QUE ESTABELECE NORMAS CLARAS PARA A REVITALIZAÇÃO DO RIO. REPÓRTER NARA FERREIRA: TEC: Já foram entregues as primeiras estações de bombeamento dos canais da transposição. A expectativa é que a obra seja concluída no início de 2017. Com 477 quilômetros de extensão, a transposição deverá beneficiar mais de 12 milhões de brasileiros em 390 cidades dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Os nordestinos aguardam a transposição desde 2007, quando a obra teve início. Mas a conclusão tem sido adiada desde a previsão inicial, para 2010. Na tentativa de garantir o andamento da transposição do Rio São Francisco, o Senado aprovou e encaminhou para a Câmara projeto (PLS 86/2015) que fixa metas de volume para os reservatórios de água; prevê a construção de cisternas, a fiscalização de crimes ambientais e a destinação de mais recursos para planos de recuperação. Autora do projeto, a senadora Lídice de Mata, do PSB da Bahia, afirma que o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco não tem sido suficiente para reverter a degradação do "Velho Chico". (LÍDICE) nos incomodamos com sua degradação cada vez maior...resolvemos propor que as normas que hoje compõem um plano de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco e que não sai do papel há muitos anos pudesse se transformar em lei para que tivéssemos um roteiro claro. (REP) O Senado aprovou também projeto (PLS 429/2015) que prevê mais recursos para as ações de revitalização dos rios brasileiros. O relator, senador Fernando Bezerra Coelho, do PSB de Pernambuco, destacou que os rios do país estão ameaçados, em maior ou menor grau, e devem ter plano de revitalização. (BEZERRA) Nada mais razoável do que obter das usinas hidrelétricas, que dependem diretamente da saúde do rio para operar, recursos adicionais para salvar o velho Chico. (REP) Fernando Bezerra lembrou que o a degradação do Rio São Francisco ameaça a própria existência da bacia hidrográfica. Repórter Nara Ferreira.

Ao vivo
00:0000:00