CPI debate em Mato Grosso aumento da violência contra os jovens — Rádio Senado
Audiência pública

CPI debate em Mato Grosso aumento da violência contra os jovens

A CPI do Assassinato de Jovens debateu o aumento da violência contra jovens em audiência pública nesta sexta-feira (27) em Mato Grosso. A violência tem aumentado no estado, principalmente com armas de fogo, e a maioria das vítimas é jovem e negra.

Segundo o senador José Medeiros (PPS – MT), autor do requerimento da audiência, a comissão vai apresentar sugestões com base nas informações recebidas nos debates que acontecem em todo o país. E, na opinião dele, uma das principais atuações deve ser em programas para a primeira infância.

27/11/2015, 12h18 - ATUALIZADO EM 27/11/2015, 12h51
Duração de áudio: 02:05
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: A CPI DO ASSASSINATO DE JOVENS DEBATEU O AUMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA JOVENS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA SEXTA-FEIRA EM MATO GROSSO. LOC: VIOLÊNCIA TEM AUMENTADO NO ESTADO, PRINCIPALMENTE COM ARMAS DE FOGO, E A MAIORIA DAS VÍTIMAS É JOVEM E NEGRA. REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: (Repórter) Mato Grosso não está entre os estados mais violentos do Brasil, mas vem registrando aumento de mais de 11% de mortes por arma de fogo nos últimos 10 anos. E das mortes ocorridas, mais de 80% são de jovens negros. A presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os assassinatos de jovens no Brasil, a senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, ressaltou que a situação exige políticas públicas eficientes, que atuem tanto na prevenção quanto na punição de criminosos. (Lídice da Mata) “O Brasil não tem a dimensão de que isto acontece no seu país. O Brasil precisa acordar para essa realidade de que nós não estamos sendo um país pacífico. Nós somos um país violento, que estamos vivendo uma guerra, praticamente, uma guerra civil, nas entranhas das nossas grandes cidades e que nós temos que ter políticas publicas para responder a isso”. (Repórter) O senador José Medeiros, do PPS de Mato Grosso, que pediu a audiência, explicou que a comissão vai apresentar sugestões com base nas informações recebidas nos debates que acontecem em todo o país. E, na opinião dele, uma das principais atuações deve ser em programas para a primeira infância. (José Medeiros) “Nós temos várias políticas públicas que podem ser propostas. Lógico que isso vai ser um dado apresentado pela CPI após a apresentação do relatório, mas podemos antecipar um deles. Nós precisamos ter um olhar diferenciado para a primeira infância, para a formação do ser humano. Está provado que os alicerces do futuro adulto serão entre o zero e os seis anos de idade. E a gente tem gasto muito com outras faixas etárias, não que não se devas gastar, mas precisamos consolidar essas políticas já existentes”. (Repórter) Participaram da audiência representantes da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos; da Secretaria Estadual de Segurança Pública; e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Mato Grosso.

Ao vivo
00:0000:00