CDH debate desafios da comunicação pública no Brasil — Rádio Senado
Comissões

CDH debate desafios da comunicação pública no Brasil

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) debateu nesta segunda-feira (23) os Desafios da Comunicação Pública no Brasil. As emissoras comunitárias defenderam mecanismos de financiamento para garantir o funcionamento destes canais e a criação de políticas públicas específicas para este segmento da comunicação.

O senador Hélio José (PSD – DF) defendeu mais recursos e destacou que as emissoras comunitárias ajudam a democratizar o acesso à informação.

23/11/2015, 12h58 - ATUALIZADO EM 23/11/2015, 13h15
Duração de áudio: 02:19
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DEBATEU NESTA SEGUNDA-FEIRA OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL. LOC: AS EMISSORAS COMUNITÁRIAS DEFENDERAM MECANISMOS DE FINANCIAMENTO PARA GARANTIR O FUNCIONAMENTO DESTES CANAIS E A CRIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS ESPECÍFICAS PARA ESTE SEGMENTO DA COMUNICAÇÃO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. Téc: Especialistas, autoridades e representantes de emissoras públicas, culturais e canais comunitários registraram avanços na comunicação pública nos últimos anos. Também apresentaram os principais desafios e reivindicações para o setor. Entre eles, a necessidade de fortalecer e ampliar o acesso às TVs públicas, assegurar recursos permanentes para financiar suas produções e se adequar às novas tecnologias, como a implantação da TV digital até 2018. O presidente da Associação Brasileira de Canais Comunitários, Paulo Miranda, defendeu mais recursos para estas emissoras, com o repasse de verbas publicitárias de empresas públicas. (Paulo) “Nós temos que ter dinheiro, nós temos que parar com esta mídia comunitária, alternativa e pública simples como nós estamos fazendo porque o povo brasileiro precisa desta outra comunicação. Nós temos que educar o povo brasileiro, fazer nossas produções, resgatar nossa cultura, revelar nosso talentos” (Repórter) Os convidados lamentaram que até hoje o Congresso Nacional não regulamentou os artigos da Constituição que tratam da Comunicação Social. O senador Hélio José, do PSD do Distrito Federal, defendeu mais recursos e destacou que as emissoras comunitárias ajudam a democratizar o acesso à informação. (Hélio José) “Essa questão tem que ser realmente democratizada de uma forma a atingir a grande massa e dar condição para que as tvs e rádios comunitárias sobrevivam. Porque o problema é de sobrevivência. Porque elas estão existindo mas muitas vezes não tem um regramento para que elas funcionem de uma forma adequada” (Repórter) O representante da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Alessandro Godinho, anunciou o repasse de mais recursos do governo federal para as TVs comunitárias e as emissoras menores. O governo federal também anunciou a distribuição de conversores de TV digital para os participantes do programa bolsa família. O equipamento deve permitir o acesso à internet.

Ao vivo
00:0000:00