Participantes do programa Jovem Senador 2015 tomam posse e realizam primeira sessão
Transcrição
LOC: PARTICIPANTES DO PROGRAMA JOVEM SENADOR 2015 TOMAM POSSE E REALIZAM A PRIMEIRA SESSÃO.
LOC: OS PARLAMENTARES ENTREGARAM OS PRÊMIOS AOS TRÊS PRIMEIROS LUGARES E OS 27 ESTUDANTES ELEGERAM A MESA DIRETORA. REPÓRTER HEBERT MADEIRA.
TÉC: O projeto Jovem Senador ocorre anualmente por meio de um concurso de redação para estudantes de até 19 anos da rede pública. Os vencedores, um aluno de cada estado da federação e do Distrito Federal, têm oportunidade de acompanhar o trabalho legislativo do Senado por uma semana. Parlamentares, secretários de educação dos estados e professores participaram da cerimônia na qual foram entregues os prêmios aos três primeiros lugares, além de dada posse aos 27 estudantes e eleita a mesa diretora. O senador Jorge Viana, do PT do Acre, que abriu a sessão, elogiou o tema da redação, “Participação política: no Parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.
(Jorge) É um tema muito difícil, é um tema que afasta adultos, pessoas mais velhas e muito mais os mais jovens, que são inquietos, que gostam de cobrar. O Brasil está precisando que ninguém fique satanizando a política, ao contrário, a política é a possibilidade que nós temos de melhorar a vida de todos, de construir um país cada vez melhor.
(REP) Até sexta-feira, os participantes do programa acompanham trabalhos legislativos, como reuniões de comissões e sessões do plenário. Eles também vão apresentar projetos que, se aprovados pelo grupo, serão encaminhados à Comissão de Direitos Humanos e analisados como projetos de lei. A jovem senadora maranhense Cidynéia Ramos Cantanhede, eleita presidente da mesa, acredita que a experiência vai dar significado à democracia.
(Cidynéia) Eu tenho a convicção de que essa palavra sintetizará toda a nossa semana em Brasília. Iremos respirá-la rotineiramente. Aprenderemos o seu funcionamento, testemunharemos suas virtudes e seus desafios. Compreenderemos o quão árduo foi alcançá-la e o quão mais difícil ainda é mantê-la viva e atuante.
(REP) Para Fátima Bezerra, senadora pelo PT do Rio Grande do Norte, os 84 mil inscritos no programa em 2015 são uma prova do interesse dos estudantes na política e no processo legislativo.