CAS vai discutir com ministro da Saúde prevenção do câncer de mama e de colo do útero — Rádio Senado
Saúde

CAS vai discutir com ministro da Saúde prevenção do câncer de mama e de colo do útero

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) recebe nesta quarta-feira (28) o ministro da Saúde, Marcelo Castro, para debater a prevenção e o controle do câncer de mama e do câncer de colo do útero. As duas doenças atingem cerca de 70 mil mulheres por ano no Brasil.

Segundo a senadora Ana Amélia (PP – RS), uma das requerentes do pedido da audiência, a CAS já aprovou um projeto (PLS nº 374/2014) que assegura a mamografia na rede pública a todas as mulheres a partir de 40 anos, sem a necessidade de indicação médica. Quanto mais rápido é o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

26/10/2015, 12h56 - ATUALIZADO EM 26/10/2015, 14h40
Duração de áudio: 01:54
Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS RECEBE NESTA QUARTA-FEIRA O MINISTRO DA SAÚDE PARA DEBATER A PREVENÇÃO E O CONTROLE DO CÂNCER DE MAMA E DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO. LOC: AS DUAS DOENÇAS ATINGEM CERCA DE 70 MIL MULHERES POR ANO NO BRASIL. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) O ministro da Saúde, Marcelo Castro, e o diretor do Inca, Paulo Mendonça, devem debater com os senadores as estratégias eficazes de prevenção e controle do câncer de mama e do câncer de colo do útero. O pedido para a audiência foi feito pelas senadoras Ângela Portela, do PT de Roraima, e Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, para reforçar a campanha Outubro Rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, as duas doenças atingem mais de 73 mil mulheres por ano no país, e o câncer de mama é a principal causa de morte entre as brasileiras. Ana Amélia justificou que quanto mais rápido é o diagnóstico maiores são as chances de cura. Ela lembrou que recentemente a Comissão de Assuntos Sociais aprovou um projeto que assegura a mamografia na rede pública a todas as mulheres a partir de 40 anos, sem a necessidade de indicação médica. (Ana Amélia) "Essa iniciativa da Comissão de Assuntos Sociais está exatamente cumprindo neste Outubro Rosa a missão de dar uma resposta afirmativa das questões relacionadas à preocupação da saúde da mulher, em especial do câncer de mama” (Repórter) Também foram convidados para o debate o diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde e os presidentes da Sociedade Brasileira de Mastologia e do Instituto Oncoguia. A audiência pública é interativa e quem quiser participar, com comentários ou perguntas, pode acessar o portal E-cidadania, na página do Senado na Internet, ou ligar para o Alô Senado, no 0800612211.

Ao vivo
00:0000:00