Senado vai debater substância desenvolvida por brasileiros para combater o câncer — Rádio Senado
Comisões

Senado vai debater substância desenvolvida por brasileiros para combater o câncer

Substância desenvolvida por pesquisadores brasileiros para combate ao câncer será debatida em audiência pública conjunta das comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa, Assuntos Sociais e Ciência,  Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática no próximo dia 29.

A substância não foi liberada para comercialização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e tem levantado polêmica entre cientistas e médicos sobre a eficácia no combate à doença.

O senador Ivo Cassol (PP – RO) defende que todos os brasileiros tenham acesso à substância, caso precisem.  Para a senadora Marta Suplicy (PMDB – SP), a questão é intrigante e precisa de mais apoio para aprofundar os estudos.

16/10/2015, 13h05 - ATUALIZADO EM 16/10/2015, 20h19
Duração de áudio: 01:52
Waldemir Barreto/Agência Senado

Transcrição
LOC: A FOSFO-ETANO-LAMINA SINTÉTICA, SUBSTÂNCIA DESENVOLVIDA POR PESQUISADORES BRASILEIROS PARA COMBATE AO CÂNCER, SERÁ DEBATIDA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA CONJUNTA DAS COMISSÕES DE DIREITOS HUMANOS, ASSUNTOS SOCIAIS E CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO PRÓXIMO DIA 29. LOC: A SUBSTÂNCIA NÃO FOI LIBERADA PARA COMERCIALIZAÇÃO PELA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E TEM LEVANTADO POLÊMICA ENTRE CIENTISTAS E MÉDICOS SOBRE A EFICÁCIA NO COMBATE À DOENÇA. REPÓRTER NARA FERREIRA: TEC (Repórter) A fosfo-etanola-mina sintética, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, está em fase experimental e estaria apresentando bons resultados contra o câncer. Por não ter sido liberada para venda pela Anvisa, alguns pacientes entraram com ação na justiça para se tratar com o remédio. Uma liminar do Supremo Tribunal Federal autorizou o acesso de pacientes com câncer à substância. Mas o mérito da ação judicial ainda não foi julgado pelo STF. A substância marca as células cancerosas para serem destruídas pelo sistema imunológico. O senador Ivo Cassol, do PP de Rondônia, defende que todos os brasileiros tenham acesso à substância, caso precisem. Ele pediu apoio ao governo federal para que os cientistas possam registrar o medicamento, que tem um custo bem menor do que outros produtos usados no tratamento do câncer. (IVO CASSOL) A pesquisa foi feita e o medicamento já está sendo usados por seres humanos. Já estamos na fase mil, porque temos mais de mil pacientes que já utilizaram esse medicamento e estão curados. Queremos um depoimento mais forte do que isso? (Repórter) A senadora Marta Suplicy, do PMDB de São Paulo, disse que a questão é intrigante e defendeu mais apoio para aprofundar os estudos: (MARTA) É alguma coisa que não diz respeito só a uma pesquisa, diz respeito ao mundo inteiro é uma doença que se procura a cura há muito tempo e poder pensar que médicos brasileiros chegaram a uma descoberta, tem que ser estudado mais profundamente, e é inaceitável que não consigamos apoio para que este estudo prossiga ou seja avaliado realmente se é verdadeiro ou não. (Repórter) A audiência pública reunirá pesquisadores e representantes da Anvisa e dos Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia. Da Rádio Senado Nara Ferreira.

Ao vivo
00:0000:00