CE aprova criação do Dia Nacional do Educador Social
O dia 19 de setembro, data de nascimento de Paulo Freire, poderá se tornar o Dia Nacional do Educador Social. Uma proposta com esse objetivo (PLC nº58/2015) foi aprovada nesta terça-feira (15) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado e segue para o Plenário em regime de urgência.
Segundo a vice-presidente da Comissão de Educação, senadora Fátima Bezerra (PT – RN), Paulo Freire é o grande responsável pela formulação de uma pedagogia capaz não só de compreender o contexto social, mas principalmente de modificá-lo. E são justamente as mudanças sociais e políticas por meio da educação o cerne da atuação dos educadores sociais.

Transcrição
LOC: O DIA 19 DE SETEMBRO, DATA DE NASCIMENTO DE PAULO FREIRE, PODERÁ SE TORNAR O DIA NACIONAL DO EDUCADOR SOCIAL.
LOC: UMA PROPOSTA COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADA NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO E SEGUE PARA O PLENÁRIO EM REGIME DE URGÊNCIA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.
(Repórter) O projeto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, cria o Dia Nacional do Educador Social como uma homenagem a Paulo Freire, patrono da educação brasileira. A vice-presidente da Comissão de Educação, Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, lembrou que o dia da categoria será comemorado no aniversário do educador.
(Fátima Bezerra) Convém lembrar que no dia 19 de setembro comemora-se o aniversário de Paulo Freire, patrono da educação no Brasil. Paulo Freire é o grande responsável pela formulação de uma pedagogia capaz não só de compreender o contexto social, mas principalmente de modificá-lo. E são justamente as mudanças sociais e políticas por meio da educação o cerne da atuação dos educadores sociais. Esses profissionais veem na escola o instrumento capaz de transformar profundamente a dura realidade que muitas crianças e jovens ainda enfrentam em nosso País.
(Repórter) O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, lembrou que o educador social é um profissional cada vez mais presente nas práticas de educação não formal no Brasil, com atuação destacada no atendimento das demandas e necessidades da população indígena, quilombolas, população rural, presos e população de rua, entre outros.
(Paulo Paim) É nos espaços não formais que se insere o educador social, figura que pode estar relacionada à educação de crianças e adolescentes em situação de risco, à educação de jovens e adultos ou de pessoas com necessidades especiais, a atividades de arte-educação e de preservação de identidade cultural. Os educadores sociais vêm implementando esse trabalho com fundamento na educação popular.
(Repórter) O projeto teve origem na Câmara dos Deputados, por sugestão do deputado Chico Lopes, do PC do B do Ceará, e depois da aprovação no Senado segue para a sanção presidencial.
PLC58/2015