Senadores vão ouvir ex-presidentes sobre reforma política — Rádio Senado

Senadores vão ouvir ex-presidentes sobre reforma política

LOC: SENADORES VÃO OUVIR EX-PRESIDENTES DA REPÚBLICA E REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL SOBRE A REFORMA POLÍTICA. 

LOC: A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF DECLAROU APOIO À INICIATIVA DO SENADO DE MUDANÇAS NOS SISTEMAS POLÍTICO E ELEITORAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: De acordo com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, a presidente Dilma Rousseff elogiou a iniciativa do Senado de buscar uma Reforma Política, que, segundo ela, resulte no barateamento dos custos de campanha e na transparência. 

(Mercadante) O Executivo dará todo o apoio que for necessário. É um tema do Parlamento, mas nos parece que está muito bem encaminhado e poderá trazer excelentes resultados para a democracia brasileira. 

REPÓRTER: Segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, a presidente Dilma não citou pontos específicos. Ele avalia que o financiamento das campanhas é um dos temas que vai avançar neste debate. 

(Renan) Precisamos dar transparência, estabelecer o que pode ser compreendido como gasto e colocar limite para as doações, se for o caso. Quando você não coloca limite, o doador pode se sentir tutor do financiado. 

REPÓRTER: O relator da Comissão, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, está negociando com a Câmara os projetos consensuais nas duas Casas. 

(Jucá) Vamos sempre que possível harmonizamos os textos para que possamos fluir e termos aprovado para a eleição municipal. Outras mudanças virão nas eleições de 2018. 

REPÓRTER: Apesar da falta de consenso sobre a Reforma Política, o presidente da Comissão, senador Jorge Viana, do PT do Acre, acredita que as propostas vão sair do papel ainda em julho. 

(Jorge) Nós sabemos que há um certo descrédito por parte da sociedade até nos resultados dessa reforma. Mas estamos otimistas. Achamos que é possível e que o momento é esse. E o trabalho está sendo feito suprapartidário e também levando em conta as instituições e os Poderes. 

REPÓRTER: A Comissão de Reforma Política vai ouvir sugestões de ex-presidentes da República e de representantes da sociedade civil para iniciar a triagem dos projetos a partir de terça-feira.
25/06/2015, 04h33 - ATUALIZADO EM 25/06/2015, 04h33
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00