Equipe econômica vai apresentar proposta de reajuste salarial — Rádio Senado

Equipe econômica vai apresentar proposta de reajuste salarial

LOC: A EQUIPE ECONÔMICA APRESENTA AOS SENADORES NESTA QUINTA-FEIRA UMA PROPOSTA DE REAJUSTE DOS SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO. 

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DO SENADO JÁ APROVOU UM AUMENTO DE QUASE OITENTA POR CENTO PARA A CATEGORIA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, deve entregar ao presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, uma proposta de aumento salarial do funcionalismo do Poder Judiciário. O Plenário do Senado está pronto para votar um projeto já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça que prevê uma correção em seis parcelas, que varia de 53 a 78,5%, de acordo com a classe e o padrão do servidor, que começa a ser paga em julho e vai até dezembro de 2017. Segundo a equipe econômica, o governo terá uma despesa de quase R$ 26 bilhões até 2018 se esse plano de salários do Judiciário for aprovado. Renan Calheiros, por sua vez, confirmou para terça-feira a votação do projeto do aumento salarial do funcionalismo do Judiciário.  

(Renan Calheiros) A votação está prevista para o dia 30. O governo fez uma proposta e esperamos que essa negociação caminhe. 

(Repórter) Renan Calheiros não quis adiantar se o Senado vai manter uma mudança aprovada pela Câmara dos Deputados que garante aos aposentados e pensionistas que recebem acima do piso um aumento igual ao do salário mínimo, que considera a inflação e o crescimento econômico. A alteração foi feita na medida provisória que trata da política de reajuste do mínimo e será apreciada pelos senadores nos próximos dias. Renan Calheiros ponderou, no entanto, que o Senado será responsável com as contas públicas ao ressaltar a proposta de criar uma espécie de auditor fiscal do Senado.  

(Renan Calheiros) Se há uma preocupação que move o Congresso Nacional é com o equilíbrio fiscal. Não vamos agravar o desequilíbrio fiscal, ele está aí e existe. Nós temos preocupação com ele. Vamos sugerir caminhos e essa proposta de criar a Autoridade Independente Fiscal é para evitar que possamos chegar no futuro onde chegamos com o desequilíbrio fiscal. 

(Repórter) Renan Calheiros avisou que o Senado vai debater o projeto que aumenta o imposto sobre a folha de pagamento. Ele disse que a desoneração não pode resultar no aumento do desemprego.
24/06/2015, 09h56 - ATUALIZADO EM 24/06/2015, 09h56
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00