Comissão vai debater projeto que muda regras para exploração do pré-sal — Rádio Senado

Comissão vai debater projeto que muda regras para exploração do pré-sal

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA VAI DEBATER NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA PROJETO DE LEI QUE TIRA A OBRIGATORIEDADE DE O PRÉ-SAL SER EXPLORADO PELA PETROBRAS. 

LOC: A PROPOSTA TEVE A URGÊNCIA APROVADA PELOS SENADORES E SERÁ VOTADA DIRETAMENTE NO PLENÁRIO, SEM PASSAR PELAS COMISSÕES. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O projeto de lei do senador José Serra, do PSDB de São Paulo, revoga a participação obrigatória da estatal na exploração do pré-sal, bem como o percentual mínimo da Petrobras de 30% em cada licitação do petróleo extraído das profundezas do oceano. De acordo com José Serra, a Petrobras está numa situação difícil e, sem recursos, a exploração do pré-sal corre o risco de ficar parada. Quarenta e dois senadores reconheceram a necessidade de o projeto ser votado imediatamente no Plenário, sem a análise prévia das comissões. Mas a urgência não impede o debate da proposta. Por sugestão do senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, a Comissão de Infraestrutura vai ouvir o próprio autor do projeto de lei, o senador José Serra, e representantes dos setores envolvidos com o pré-sal. 

(FERRAÇO): Nos debruçar em torno desse tema e fazermos aqui uma audiência pública, de modo que pudéssemos criar uma massa crítica, trazendo a indústria brasileira do petróleo, trazendo eventualmente alguma autoridade do Ministério de Minas e Energia, da própria Petrobras, da ANP, para que fizéssemos, por assim dizer, um alongamento aqui, na Comissão de Infraestrutura, de modo a nos preparar. 

(REPÓRTER) As mudanças no modelo de exploração do pré-sal serão debatidas pelos senadores em pelo menos mais uma oportunidade, antes da votação. Uma sessão temática especial, no Plenário do Senado, foi marcada para o dia 30.
19/06/2015, 02h59 - ATUALIZADO EM 19/06/2015, 02h59
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00