Prefeitos vêm ao Congresso debater pacto federativo e repasses — Rádio Senado

Prefeitos vêm ao Congresso debater pacto federativo e repasses

LOC: PREFEITOS VÊM AO CONGRESSO NACIONAL NESTA QUARTA-FEIRA DEBATER PACTO FEDERATIVO E REPASSE DE RECURSOS 

LOC: ELES COBRAM REGULARIDADE E AUMENTO NOS REPASSES EFETUADOS AOS MUNICÍPIOS, E SERÃO RECEBIDOS PELOS PRESIDENTES DO SENADO, RENAN CALHEIROS, E DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, EDUARDO CUNHA. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

TÉC: Os prefeitos querem debater no Congresso Nacional os projetos que aumentam e tornam regulares os repasses de recursos da União aos municípios. De acordo com dados da Frente Nacional de Prefeitos, as despesas dos municípios cresceram 5,8 por cento nos últimos 13 anos sem que houvesse um aumento significativo nas receitas. O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, disse que estados e municípios passam pelos mesmos problemas de redução na arrecadação, mas, no caso dos municípios, a situação é pior. 

(Acir) Os municípios brasileiros estão na mesma ou em pior situação do que os estados, visto que a capacidade de investimento das pequenas cidades é muito baixa. Quem sofre é a população brasileira, que não tem acesso aos serviços essenciais com a qualidade e a rapidez necessária, e também assiste a um festival de obras paradas em todos os cantos do País. 

(Repórter) O líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel, do PT do Ceará, destacou que a divisão dos royalties do petróleo também será debatida no encontro com os prefeitos. 

(Pimentel) Vamos tratar nesta reunião com os prefeitos e suas entidades, a necessidade de termos uma ação conjunta para que o Supremo Tribunal Federal julgue em definitivo essa questão dos royalties do petróleo porque ali dará um grande aporte de recursos a mais para cada município brasileiro. 

(Repórter) Os prefeitos defendem que a distribuição de recursos obedeça a uma regra: 40 por cento ficaria com a União e 60 por cento divididos em partes iguais entre estados e municípios.
16/06/2015, 06h06 - ATUALIZADO EM 16/06/2015, 06h06
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00