CCT vai debater proibição do uso de animais em pesquisas — Rádio Senado

CCT vai debater proibição do uso de animais em pesquisas

LOC: A PROIBIÇÃO DO USO DE ANIMAIS EM PESQUISAS VAI SER DEBATIDA NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO.  

LOC: TRÊS PROJETOS SOBRE O ASSUNTO ESTÃO EM ANÁLISE NA COMISSÃO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

TÉC: Os três projetos de lei são analisados conjuntamente. Eles proíbem a utilização de animais de qualquer espécie em testes de laboratório ou pesquisas para o desenvolvimento de cosméticos, produtos de higiene pessoal ou de limpeza. A audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia vai ouvir representantes do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, da indústria de cosméticos, além de professores e pesquisadores. Autor de um dos projetos, o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, defendeu o fim dos testes. Ele lembrou que vários países já aboliram o uso de animais em pesquisas e ressaltou que existem alternativas para o desenvolvimento de novos produtos: 

(Raupp) A proibição de uso de animais para testes de produtos cosméticos em nossa legislação será um avanço considerável sem prejuízo da atividade, pois já existem técnicas capazes de substituir animais anteriormente necessários ao desenvolvimento das pesquisas. 

(REPÓRTER) Valdir Raupp lembrou que a empresa líder no mercado de cosméticos no Brasil, a Natura, é a única do segmento que acabou com a utilização dos animais na sua linha de produção. A Natura esteve entre as dez companhias mais inovadoras do mundo, nos anos de 2011 e 2013. A audiência pública está prevista para às nove da manhã desta terça-feira. Quem quiser participar, pode enviar perguntas pelo telefone 0800-612211 ou por meio do portal E-Cidadania na página do Senado na internet.
25/05/2015, 04h16 - ATUALIZADO EM 25/05/2015, 04h16
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00