CPI das Próteses aprova quebras de sigilos bancários, fiscais e telefônicos — Rádio Senado

CPI das Próteses aprova quebras de sigilos bancários, fiscais e telefônicos

LOC: A COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO DAS PRÓTESES APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA UMA SÉRIE DE QUEBRAS DE SIGILOS BANCÁRIOS, FISCAIS E TELEFÔNICOS.  

LOC: A CPI AINDA DEFINIU OS PRÓXIMOS DEPOIMENTOS A SEREM COLHIDOS, ENTRE SUSPEITOS E DENUNCIANTES DO ESQUEMA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A CPI das Próteses pediu as quebras de sigilos de vários suspeitos do esquema, além da abertura de informações de três empresas. Para o presidente da comissão, senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo, só por meio da transferência desses sigilos é que os parlamentares poderão dar uma satisfação à sociedade. 

(MAGNO) E o sujeito diz que você tem que operar a coluna dentro de 30 dias ou fica aleijado. Mas eu não tenho condição, mas nós vamos te ajudar... já manda pro advogado, já prepara e entra na Justiça em seguida o juiz despacha e já é operado no final de semana. E aquilo que custava 4500 reais para o estado pagar vira 400 mil reais. Uma das máfias mais assombrosas que já vi na minha vida e olha que tenho lidado com bandidos ao longo de meus mandatos. 

(REPÓRTER) O relator da CPI, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, diz que as audiências com participantes e vítimas do esquema também serão fundamentais para a correção do atual sistema. 

(HUMBERTO) Existem preocupações que temos que ter no sentido de melhorar a regulação, melhorar a legislação. Até porque determinados problemas são mais amplos. Um deles é essa questão da relação entre médicos, profissionais de saúde, especialmente médicos, e indústria farmacêutica, indústria de equipamentos, produtores de próteses, coisas que são encaradas com absoluta naturalidade e na verdade sendo estímulos diria muito pouco ortodoxos. 

(REPÓRTER) A CPI foi criada depois de reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, que mostrou como médicos faziam cirurgias, muitas vezes desnecessárias e superfaturadas, em troca de comissões dos fabricantes de Próteses.
21/05/2015, 01h17 - ATUALIZADO EM 21/05/2015, 01h17
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00