CRE inaugura sistema de votação eletrônica das comissões — Rádio Senado

CRE inaugura sistema de votação eletrônica das comissões

LOC: A PRIMEIRA VOTAÇÃO SECRETA EM UMA COMISSÃO PERMANENTE DO SENADO USANDO PAINEL ELETRÔNICO FAZ PARTE DE UM PLANO DE MODERNIZAÇÃO DA CASA. 

LOC: A VOTAÇÃO DA INDICAÇÃO DE DOIS EMBAIXADORES ACONTECEU NA SALA DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. AO LONGO DO ANO OS EQUIPAMENTOS SERÃO INSTALADOS TAMBÉM EM OUTRAS COMISSÕES DO SENADO. REPÓRTER FLORIANO FILHO. 

TÉC: Até que os demais painéis eletrônicos sejam instalados em outras comissões permanentes, os senadores continuarão exercendo o voto secreto pelo método tradicional: uma cédula de papel depositada em urna. O novos aparelhos eletrônicos registram somente o nome dos votantes e o resultado final, sem mostrar os votos individuais. O secretário geral da Mesa do Senado, Luís Fernando Bandeira, elogiou a direção da Câmara dos Deputados, que forneceu o equipamento e o código do programa. Segundo Bandeira, a expansão tecnológica na Casa vai mudar o dia a dia do trabalho legislativo. 

(Bandeira) É um processo como um todo de reconcepção do processo legislativo nas comissões que agora chegou no processo de votação nominal ostensiva e secreta.  

(REPÓRTER) Para a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, a qualidade do trabalho legislativo vai ganhar agilidade sem perder qualidade. 

(Ana Amélia) Isso é um avanço tecnológico e a tecnologia está aí para facilitar o trabalho dos parlamentares sem perder a questão do sigilo, que é o voto secreto, e também a agilidade na tramitação dessas matérias.  

(REPÓRTER) Segundo a administração do Senado, a verba para os painéis veio da venda da folha de pagamento dos servidores da Casa para o Banco do Brasil e Caixa Econômica.
15/05/2015, 01h47 - ATUALIZADO EM 15/05/2015, 01h47
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00