CAE aprova projeto que determina oferecimento do cardápio em Braille — Rádio Senado

CAE aprova projeto que determina oferecimento do cardápio em Braille

LOC: LANCHONETES, BARES E RESTAURANTES DEVEM OFERECER CARDÁPIO EM BRAILLE. 

LOC: É O QUE DETERMINA PROJETO DE LEI APROVADO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A proposta diz que todos os bares, restaurantes e lanchonetes deverão ter à disposição dos clientes pelo menos um exemplar do cardápio em braille. Quem desrespeitar a norma paga multa; no caso de reincidência, o valor é dobrado. Para o relator na Comissão de Assuntos Econômicos, senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, é legítimo que alguns comerciantes fiquem um pouco preocupados com o que pode ser uma nova despesa. Mas a questão deve ser vista em termos mais amplos. 

(MOKA) De fato, mais do que simplesmente uma mudança na legislação, está em jogo a construção mesma de uma nova mentalidade, mais inclusiva e, portanto, alinhada com os valores civilizatórios das democracias mais avançadas. 

(REPÓRTER) Moka disse ainda que medida dá um caráter nacional a várias iniciativas municipais ou estaduais. O projeto de lei já havia sido aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e segue agora para a análise do Plenário do Senado. O sistema inventado pelo francês Louis Braille na primeira metade do século 19 permite ao cego ler utilizando o tato. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço. 

LOC: OS SENADORES TAMBÉM CONCLUÍRAM A VOTAÇÃO DA PROPOSTA QUE ISENTA DO IMPOSTO DE RENDA OS RENDIMENTOS DE APOSENTADORIA DE PESSOAS COM FIBROSE CÍSTICA, A DOENÇA DE HUNTINGTON, A LINFANGIOLEIOMIOMATOSE PULMONAR, MAIS CONHECIDA COMO LAM, E DOENÇAS REUMÁTICAS, NEUROMUSCULARES OU OSTEOARTICULARES CRÔNICAS OU DEGENERATIVAS. 

LOC: O PROJETO DE LEI SEGUIRÁ PARA A VOTAÇÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS, A NÃO SER QUE HAJA RECURSO PARA A ANÁLISE EM PLENÁRIO.
12/05/2015, 01h13 - ATUALIZADO EM 12/05/2015, 01h13
Duração de áudio: 01:10
Ao vivo
00:0000:00