Grazziotin discute inconstitucionalidade do financiamento empresarial de campanha — Rádio Senado

Grazziotin discute inconstitucionalidade do financiamento empresarial de campanha

LOC: SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN DISCUTE INCONSTITUCIONALIDADE DO FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE CAMPANHA.  

LOC: DENTRO DA REFORMA POLÍTICA, ELA ABORDA TAMBÉM A SUB-REPRESENTAÇÃO FEMININA. REPÓRTER HEBERT MADEIRA.

TEC: A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, cobrou que o ministro Gilmar Mendes devolva ao plenário do Supremo Tribunal Federal o parecer sobre a ação direta de inconstitucionalidade que barra o financiamento privado de campanhas eleitorais. A ação foi proposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e teve 6 votos a favor e um 1 contrário. A análise foi suspensa há mais de um ano após um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes. Grazziotin destaca as campanhas promovidas por internautas e a criação de eventos virtuais no aniversário do pedido de vista. 

(Vanessa) Eu, senhor presidente, tenho informação de que inúmeros segmentos da sociedade organizada têm ido ao presidente, não só até o ministro Gilmar Mendes, mas também ao presidente Lewandowski, do STF solicitando que seja retomado esse julgamento por parte do supremo. 

(Rep) De acordo com a senadora, algumas campanhas que utilizaram recursos de empresas privadas tinham uma vantagem contra lideranças populares que não podem concorrer com uma disputa tão desproporcional. 

(Vanessa) O financiamento empresarial de campanha não é nada democrático, pelo contrário. Ele só serve a um objetivo, que é distorcer a democracia. 

(Rep) Outro ponto da reforma política abordado pela senadora foi a questão da sub-representação feminina no Parlamento. O Brasil está acima de apenas quatro países da América Latina na porcentagem de presença feminina no parlamento.

(Vanessa) Enquanto isso, aqui no Brasil, as mulheres ocupam somente 10% das cadeiras da Câmara e 16% das cadeiras do Senado. A média da presença da mulher no parlamento brasileiro é de 10%.

(Rep) A senadora sugere ainda que a efetividade da lei pode fazer com que algum dia, as mulheres tenham mais espaço que os homens na política.
07/05/2015, 06h29 - ATUALIZADO EM 07/05/2015, 06h29
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00