Financiamento público de campanha deve ser votado dia 19 de maio — Rádio Senado

Financiamento público de campanha deve ser votado dia 19 de maio

LOC: MARCADA PARA O DIA DEZENOVE DE MAIO A VOTAÇÃO DO PROJETO QUE INSTITUI O FINANCIAMENTO PÚBLICO EXCLUSIVO DE CAMPANHA.

LOC: O PROJETO É DE AUTORIA DO EX-SENADOR JOSÉ SARNEY. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) A proposta de financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais será colocada em votação no dia 19 de maio. De autoria do ex-senador José Sarney, o texto foi selecionado pelos líderes partidários para compor o conjunto de matérias da reforma política. O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, afirmou que a discussão do projeto atende a uma demanda da sociedade.

(Renan Calheiros) “Há uma exigência muito grande da sociedade e é fundamental que o Senado delibere sobre isso. Nós já votamos a coligação proporcional, vamos votar no dia 19 o financiamento das campanhas, há uma exigência da sociedade com relação a isso, e vamos em seguida pautar outros temas da reforma política.”

(Repórter) Já o líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima, da Paraíba, criticou que o Senado delibere sobre temas da reforma política enquanto a Câmara dos Deputados tem uma comissão especial destinada exclusivamente ao tema. Para ele, o ideal seria esperar que os projetos da Câmara chegassem ao Senado.

(Cássio Cunha Lima) “Não seria produtivo o Senado apresentar propostas quando a Câmara tem uma comissão específica. É como se você tivesse cavando duas bocas de um túnel que não se encontram na metade do caminho. Então vamos aguardar que a Câmara possa enviar para o Senado, que é a Casa revisora, a sua proposta para que, estabelecidos os prazos mínimos para análise, nós possamos ter como matéria base da reforma política eleitoral o que virá da Câmara dos Deputados.”

(Repórter) A comissão da Câmara foi instalada em fevereiro e terá um prazo de 40 sessões do Plenário para analisar propostas de reforma política.

(PLS) 268/2011,
05/05/2015, 09h59 - ATUALIZADO EM 05/05/2015, 09h59
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00