CPI do HSBC aprova convite para ouvir responsável pelos vazamentos — Rádio Senado

CPI do HSBC aprova convite para ouvir responsável pelos vazamentos

LOC: A CPI DO HSBC APROVOU, NESTA QUINTA-FEIRA, UM CONVITE PARA QUE O RESPONSÁVEL PELO VAZAMENTO DAS CONTAS SEJA OUVIDO PELA COMISSÃO. 

LOC: SE O GOVERNO BRASILEIRO NÃO PUDER GARANTIR A SEGURANÇA DE HERVÉ FALCIANI, UMA DILIGÊNCIA DA CPI VAI À FRANÇA OBTER INFORMAÇÕES. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O ex-funcionário do banco HSBC em Genebra Hervé Falciani foi o responsável pelo vazamento de informações sobre contas secretas de clientes de vários países. Ele pode vir à CPI criada no Senado para investigar possíveis irregularidades na movimentação em contas de brasileiros entre 2006 e 2007. As contas podem estar relacionadas a crimes como evasão fiscal, sonegação de impostos e lavagem de dinheiro. O autor do pedido, Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, lembrou que Falciani já declarou estar disposto a colaborar com as autoridades brasileiras. 

(Randolfe Rodrigues) A prioridade, obviamente, é: se tivermos condições de segurança no Brasil, e se o Sr. Falciani se sentir assim à vontade, ele vir ao Brasil prestar o depoimento aqui na CPI. Alternativamente, se isso não for possível, se não for garantidas as condições de segurança para ele e ele sentir mais à vontade para prestar o depoimento onde está, na França, aí o deslocamento da diligência desta CPI. 

(Repórter) O relator da CPI, Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, defendeu que a busca por informações direto na fonte é essencial, uma vez os dados obtidos pelo governo brasileiro podem não ser compartilhados com a comissão. 

(Ricardo Ferraço) Não apenas a conversa com o Falciani, como nós poderíamos nos valer pra uma conversa com o Ministério Público de Finanças da França, com autoridades do governo francês, para que nós possamos ter acesso à Lagarde List. Essa lista foi disponibilizada para outros tantos governos que já acionaram seus mecanismos de controle para recuperação desses recursos. Ou vai ou racha. Porque nós temos prazo, nós temos responsabilidade, as informações não chegam. 

(Repórter) A CPI aprovou ainda um requerimento que pede informações complementares aos 342 brasileiros já listados como titulares de contas no HSBC de Genebra, e pedidos de compartilhamento de informações para a Procuradoria-Geral da República e o Ministério da Justiça.
30/04/2015, 02h24 - ATUALIZADO EM 30/04/2015, 02h24
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00