Quase todas as audiências no Senado esta semana serão interativas — Rádio Senado

Quase todas as audiências no Senado esta semana serão interativas

LOC: QUASE 100 POR CENTO DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NO SENADO ESTA SEMANA SERÃO INTERATIVAS. 

LOC: ASSIM, QUALQUER CIDADÃO PODE ENVIAR PERGUNTAS OU COMENTÁRIOS POR TELEFONE OU PELA INTERNET SOBRE O ASSUNTO EM DEBATE. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER FLORIANO FILHO. 

TÉC: As audiências interativas no Senado começaram em 2013. De lá para cá, mais de 200 debates aconteceram com a participação cada vez maior de ouvintes, telespectadores e internautas. Durante esta semana, apesar do feriado de sexta, haverá 11 audiências interativas, que incluem, por exemplo, o debate sobre o Ciência sem Fronteiras, o Fies e a violência doméstica contra as mulheres. Segundo Alisson Bruno Dias de Queiroz, do programa de interatividade, chamdo e-cidadania, houve uma mudança na dinâmica das audiências desde que começou o sistema. 

(Alisson) Os senadores estão ouvindo a voz do cidadão, dando atenção às perguntas, aos comentários, lendo esses comentários e encaminhando a algum especialista durante a audiência. E com certeza isso interfere no processo legislativo, na forma de pensar do senador porque ele está ouvindo o depoimento do cidadão.  

(Repórter) De acordo com Alisson, as críticas mais duras também são lidas nas audiências. Os assuntos que mais renderam comentários até agora foram a terceirização e a legalização da maconha. O senador que mais tem realizado audiências interativas é o presidente da Comissão de Direitos Humanos, a CDH, Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. 

(Alisson) Todas as audiências da CDH hoje são interativas. 

(REPÓRTER) Embora as audiências públicas do Senado também sejam divulgadas por redes sociais como o Facebook e o Twitter, os canais que a população tem hoje para participar interativamente são o Alô Senado, pelo telefone 0800 61 22 11 e na internet, ou na página da internet do e-cidadania, onde também existem informações sobre projetos de lei e sobre o orçamento público. O e-cidadania pode ser acessado pelo portal: www.senado.leg.br/ecidadania.
27/04/2015, 07h29 - ATUALIZADO EM 27/04/2015, 07h29
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00