Chioro diz que setor de próteses cirúrgicas precisa de reestruturação — Rádio Senado

Chioro diz que setor de próteses cirúrgicas precisa de reestruturação

LOC: O SETOR DE PRÓTESES CIRÚRGICAS PRECISA DE UMA REESTRUTURAÇÃO URGENTE. 

LOC: FOI O QUE DISSE O MINISTRO DA SAÚDE, ARTHUR CHIORO, EM DEPOIMENTO À CPI DAS PRÓTESES NESTA TARÇA-FEIRA. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) O Sistema Único de Saúde gastou em 2014 um bilhão e 900 milhões de reais com próteses. O maior gasto foi com cirurgias cardíacas, seguido pelas ortopédicas. Boa parte das denúncias de superfaturamento de materiais cirúrgicos decorre da falta de regulamentação do setor ou da fragilidade das normas atuais. Foi o que disse o ministro da saúde, Arthur Chioro, aos integrantes da CPI das Próteses. Segundo Chioro, não há sequer uma base de preços para comparação na hora da compra ou mesmo uma definição clara sobre o que são próteses, órteses e materiais cirúrgicos especiais. Outra distorção, de acordo com o ministro, é o fato de o especialista pode indicar a marca e o distribuidor dos materiais usados nas operações: 

(Arthur Chioro) O especialista além de indicar que precisa fazer tal procedimento, ele indica qual é a marca. Essas características do mercado aliada à escolha do produto pelo especialista acabam podendo gerar um incentivo financeiro pela indicação da marca ou do distribuidor. Entretanto, nós não podemos atribuir ao especialista, apenas, a responsabilidade pelos problemas gerados no mercado de dispositivos médicos implantáveis. 

(Repórter) Os ministérios da Saúde, da Justiça e da Fazenda e representantes dos governos estaduais formaram um grupo de trabalho que vai propor uma regulamentação para o mercado de próteses. Numa avaliação do presidente da CPI, senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo, o cenário é pior do que o imaginado: 

(Magno Malta) é uma grande máfia, para mim está muito claro que é uma usina de superfaturamento sem pensar, sem qualquer tipo de sentimento de que saúde pública é muito mais um ato sacerdotal, misericordioso, do que uma busca desenfreada por dinheiro. 

(Repórter) Tanto o governo quanto a CPI devem propor também medidas criminais severas contra os profissionais de saúde que implantam próteses sem necessidade nos pacientes.
14/04/2015, 06h11 - ATUALIZADO EM 14/04/2015, 06h11
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00