Projeto propõe fim da propaganda eleitoral em rádio e TV
LOC: SENADOR CRISTOVAM BUARQUE APRESENTA PROJETO DE LEI QUE PROPÕE O FIM DAS PROPAGANDAS ELEITORAIS NO RÁDIO E NA TELEVISÃO.
LOC: O TEXTO MANTÉM AS PROPAGANDAS NA INTERNET E EM VEÍCULOS IMPRESSOS. REPÓRTER FRANCISCO COELHO.
TÉC: O projeto altera a lei eleitoral de 1997 para proibir a veiculação de propagandas eleitorais em emissoras de rádio e televisão nas disputas para todos os cargos eletivos. Além de reduzir os custos das campanhas, o texto também tem como objetivo acabar com o chamado “marketing eleitoral”. As propagandas por meio impresso e pelas redes sociais ficam liberadas. Para o autor da medida, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, a alteração tornaria as campanhas mais equilibradas entres os candidatos.
(Cristovam) Eu creio que as campanhas eleitorais precisam ser de debates, puro debate. Para isso se manteria sim a televisão e o rádio. Todos os candidatos debateriam com todos os outros candidatos e a população iria assistir aos debates e não aos shows como hoje são os programas eleitorais.
(Repórter) As emissoras que descumprirem a regra estarão sujeitas ao pagamento de multas já estabelecidas na lei eleitoral em vigor. Cristovam Buarque acredita que a proposta vai reduzir de forma considerável os gastos com as campanhas.
(Cristovam) Os grandes custos das campanhas hoje são com os marqueteiros e depois com os advogados por causa dos erros. Então a gente criaria uma campanha onde todos são iguais. Qualquer pode pegar um computar e cria a propaganda sem grandes jogadas de marqueteiros.
(Repórter) O projeto aguarda o recebimento de emendas para posterior definição de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, CCJ.
LOC: O TEXTO MANTÉM AS PROPAGANDAS NA INTERNET E EM VEÍCULOS IMPRESSOS. REPÓRTER FRANCISCO COELHO.
TÉC: O projeto altera a lei eleitoral de 1997 para proibir a veiculação de propagandas eleitorais em emissoras de rádio e televisão nas disputas para todos os cargos eletivos. Além de reduzir os custos das campanhas, o texto também tem como objetivo acabar com o chamado “marketing eleitoral”. As propagandas por meio impresso e pelas redes sociais ficam liberadas. Para o autor da medida, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, a alteração tornaria as campanhas mais equilibradas entres os candidatos.
(Cristovam) Eu creio que as campanhas eleitorais precisam ser de debates, puro debate. Para isso se manteria sim a televisão e o rádio. Todos os candidatos debateriam com todos os outros candidatos e a população iria assistir aos debates e não aos shows como hoje são os programas eleitorais.
(Repórter) As emissoras que descumprirem a regra estarão sujeitas ao pagamento de multas já estabelecidas na lei eleitoral em vigor. Cristovam Buarque acredita que a proposta vai reduzir de forma considerável os gastos com as campanhas.
(Cristovam) Os grandes custos das campanhas hoje são com os marqueteiros e depois com os advogados por causa dos erros. Então a gente criaria uma campanha onde todos são iguais. Qualquer pode pegar um computar e cria a propaganda sem grandes jogadas de marqueteiros.
(Repórter) O projeto aguarda o recebimento de emendas para posterior definição de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, CCJ.