Senado aprova inclusão de quatro nomes no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria — Rádio Senado

Senado aprova inclusão de quatro nomes no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

LOC: O SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA A INCLUSÃO DE QUATRO NOMES NO LIVRO DOS HERÓIS E HEROÍNAS DA PÁTRIA. 

LOC: DE ACORDO COM O PROJETO, APROVADO DE FORMA TERMINATIVA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SERÃO HOMENAGEADOS MARIA QUITÉRIA, JOANA ANGÉLICA, MARIA FELIPA E JOÃO DAS BOTAS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa poderão ser a terceira, quarta e quinta mulheres a integrarem o Livro de Heróis e Heroínas da Pátria, um livro de aço que fica no Panteão da Pátria Tancredo Neves, na praça dos Três Poderes, e presta homenagem aos homens e mulheres que se destacaram na luta pelo País. As únicas duas mulheres que já tiveram seus nomes aprovados pelo Congresso foram Ana Néri e Anita Garibaldi. A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, uma das autoras do projeto, explicou a importância da luta de Maria Quitéria de Jesus Medeiros, Sóror Joana Angélica de Jesus, Maria Felipa de Oliveira e João Francisco de Oliveira, conhecido como João das Botas, para a independência do Brasil. 

(Lídice da Mata) Maria Quitéria foi a principal heroína desta batalha porque se vestiu de homem para se alistar no exército. É já reconhecida pelo exército nacional, e portanto puxa essa lista dos heróis da independência do Brasil. Juntamente com Joana Angélica, uma freira que foi assassinada por não permitir a entrada das tropas portugueses no convento da Lapa na Bahia. Maria Felipa e João das Botas heróis populares daquela batalha política. 

(Repórter) O relator, Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, lembrou que a luta na Bahia foi o palco principal da consolidação da independência do Brasil. 

(Randolfe Rodrigues) Foi na Bahia, sem dúvida, onde a luta por nossa emancipação dos laços coloniais se mostrou mais incerta e mais árdua. O sentimento patriótico difundiu-se pela sociedade baiana, que se empenhou decididamente na luta contra as forças que pretendiam frear o processo de independência, mantendo ao menos a Bahia como parte do Reino Português. 

(Repórter) O projeto é assinado por Lídice da Mata, pelo senador Walter Pinheiro e pelo ex-senador João Durval, todos representantes da Bahia. Os senadores da Comissão de Educação elogiaram a união de parlamentares de diferentes partidos no reconhecimento da contribuição dos personagens baianos para a história. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.
24/03/2015, 01h12 - ATUALIZADO EM 24/03/2015, 01h12
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00