PEC prevê ampliação da participação feminina no Senado — Rádio Senado

PEC prevê ampliação da participação feminina no Senado

LOC: UMA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO PREVÊ A AMPLIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO FEMININA NO SENADO. 

LOC: A PROPOSTA É DA SENADORA MARTA SUPLICY, DO PT DE SÃO PAULO, E GARANTE UMA VAGA PARA CADA GÊNERO NA RENOVAÇÃO DE DOIS TERÇOS DO SENADO. REPÓRTER CINTHIA BISPO 

(Repórter) A proposta da senadora Marta Suplicy, do PT de São Paulo, obriga que uma vaga seja para candidatos do sexo masculino e outra do sexo feminino nas eleições para o Senado, quando forem escolhidos dois senadores. Marta Suplicy justifica a medida lembrando que as mulheres ocupam apenas 16% das cadeiras no Senado e 10% na Câmara dos Deputados. O que coloca o Brasil nas piores posições quanto à participação das mulheres no Poder Legislativo. 

(Marta Suplicy) E aqui no Brasil nós ficamos patinando. Dos 28 partidos que elegeram parlamentares para a Câmara dos Deputados 11 não tem nenhuma mulher nos seus representantes. E de 16 estados não contam com representação de mulher no Senado Federal. Quer dizer, no Senado Federal um estado não tem uma mulher que o represente é serio. E nos queremos mudar efetivamente esse quadro. 

(Repórter) A proposta que conta com o apoio das bancadas femininas das duas casas está na CCJ. Marta Suplicy acredita que com a aprovação do texto nas próximas eleições já ocorram mudanças significativas no número de mulheres no Parlamento. 

(Marta Suplicy) Hoje nós somos no Senado 16% de mulheres. Se formos nesse ritmo, acho que vão ser mais cinquenta anos no mínimo para sermos equiparadas ao numero de homens senadores. Mas nós podemos na próxima eleição, subir de 16% de mulheres para 33% de mulheres já. 

(Repórter) A matéria é semelhante a uma proposta apresentada pelo ex-senador Aníbal Diniz. O relator na Comissão de Constituição e Justiça, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, apresentou um texto substitutivo propondo que na renovação por dois terços do Senado, uma das candidaturas do partido ou coligação que dispute as eleições seja reservada para mulheres. As matérias continuam em análise, com o texto de Ferraço tendo prioridade. 

PEC 24/2015 PLS 132/2014
20/03/2015, 07h20 - ATUALIZADO EM 20/03/2015, 07h20
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00