Criação do Dia Nacional do Orgulho Autista passa em comissão
A Comissão de Direitos Humanos aprovou o projeto (PL 3391/2020), do senador Romário (PL-RJ), que muda a lei que criou o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo em 2 de abril (Lei 13.652/2018), para criar também o Dia Nacional do Orgulho Autista, a ser celebrado em 18 de junho . Para a relatora, senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), uma data específica voltada para o orgulho autista "vai reforçar a complementaridade entre a dimensão informativa e a dimensão afirmativa".

Transcrição
O projeto do senador Romário, do PL do Rio de Janeiro, muda a lei que instituiu, em 2018, o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril, para criar também agora o Dia Nacional do Orgulho Autista, a ser comemorado em 18 de junho.
A relatora, senadora Mara Gabrilli, do PSD de São Paulo, disse que o projeto fotalece a agenda de direitos, inclusão e visibilidade das pessoas autistas e suas famílias.
Ela destacou que essa aprovação contribui para o combate ao estigma histórico associado ao transtorno do espectro autista e para o fortalecimento de políticas públicas de inclusão e respeito às diferenças.
(senadora Mara Gabrilli) "A criação de uma data específica voltada ao orgulho autista em complemento ao já existente Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo confere maior visibilidade às pautas da comunidade autista e estimula o engajamento da sociedade civil organizada. E ao inserir essa nova efeméride ao lado do Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo, o texto reforça a complementaridade entre a dimensão informativa e a dimensão afirmativa, orgulho e autoaceitação."
O transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e os padrões de comportamento, com sinais que se apresentam de formas e intensidades diferentes em cada pessoa e envolvem comunicação não verbal, interesses restritos, comportamentos repetitivos, sensibilidades sensoriais além de desafios na interação social. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

