Valadares diz que parlamentarismo seria uma forma de lidar com crise atual — Rádio Senado

Valadares diz que parlamentarismo seria uma forma de lidar com crise atual

LOC: O PARLAMENTARISMO SERIA UMA FORMA DE LIDAR COM A ATUAL CRISE SEM PRECISAR UTILIZAR O INSTRUMENTO DO IMPEACHMENT. A OPINIÃO É DO SENADOR ANTÔNIO CARLOS VALADARES, DO PSB DE SERGIPE. 

LOC: O SENADOR SERGIPANO TAMBÉM REAPRESENTOU UMA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO PARA PERMITIR A REVOGAÇÃO DE MANDATOS ELETIVOS E O VETO POPULAR A LEIS CONSIDERADAS ILEGÍTIMAS. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER FLORIANO FILHO. 

(Repórter) Não é a primeira vez que o senador Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, defende a implantação do parlamentarismo no Brasil. Mesmo tendo a sociedade votado contra o sistema parlamentarista no plebiscito em 1993, ele acredita que é uma forma muito melhor para resolver uma crise como a atual. 

(Antônio Carlos Valadares) Se nós tivéssemos um primeiro ministro governando o nosso país em cima de uma crise como esta, quem sabe, já teríamos resolvido esta crise, mudando o governo inteiramente. 

(Repórter) Também não é de hoje que o senador do PSB defende a revogação de mandatos que desrespeitem a confiança da sociedade e o veto popular à legislação considerada ilegítima. A atual Proposta de Emenda à Constituição é a mesma que havia sido apresentada em 2003. Desta vez, tendo em vista o cenário político-econômico, Valadares acredita que talvez haja mais chances da Constituição ser modificada. Ele sugeriu algumas situações em que o veto popular se aplicaria.  

(Antônio Carlos Valadares) Uma lei que seja escandalosa, que venha em detrimento da economia do país, que venha provocar danos financeiros ou materiais à nação, ou que seja uma lei imoral. 

(Repórter) Assim que for definido um relator para a proposta, ela começará a ser discutida na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
11/03/2015, 05h32 - ATUALIZADO EM 11/03/2015, 05h32
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00