Órgãos públicos podem ser proibidos de comprar veículos estrangeiros — Rádio Senado

Órgãos públicos podem ser proibidos de comprar veículos estrangeiros

LOC: OS ÓRGÃOS PÚBLICOS PODEM SER PROIBIDOS DE COMPRAR VEÍCULOS QUE NÃO SEJAM FABRICADOS NO BRASIL. 

LOC: É O QUE PREVÊ UM PROJETO DE LEI DA CÂMARA PRONTO PARA SER ANALISADO PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DO SENADO. REPÓRTER FRANCISCO COELHO.  

TÉC: O projeto de autoria do deputado Vicentinho, do PT de São Paulo, prevê a proibição da compra de veículos com fabricação estrangeira, por parte de órgãos públicos da administração direta ou indireta, federal, estadual, municipal e do Distrito Federal. O objetivo é incentivar a produção nacional de veículos. O relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, apresentou parecer favorável. Para o senador, os veículos fabricados no Brasil atendem perfeitamente as demandas exigidas para a execução de serviços de interesse público. 

(Acir) “Nós temos veículos com capacidade para atender toda e qualquer demanda que exige o mercado. Então eu entendo que os departamentos públicos possam comprar exclusivamente veículos brasileiros”. 

(Repórter.) De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, o Brasil produziu mais de três milhões de veículos em 2014. Acir Gurgacz acredita que a proposta, além de contribuir para o aumento da produção automobilística brasileira, pode também influenciar a redução nos preços dos automóveis. 

(Acir) É uma pequena contribuição que pode fazer com que a indústria nacional seja beneficiada e também por sua pode ajudar diminuindo o preço atendendo aos municípios, os governos de estado e ao governo federal também. 

(Repórter) A aquisição de veículos de natureza especial, sem similares fabricados no Brasil, e de veículos de representação diplomática ficam fora da regra.
02/03/2015, 06h14 - ATUALIZADO EM 02/03/2015, 06h14
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00