Líderes partidários já podem indicar nomes para CPI do HSBC — Rádio Senado

Líderes partidários já podem indicar nomes para CPI do HSBC

LOC: OS LÍDERES PARTIDÁRIOS JÁ PODEM INDICAR OS 11 INTEGRANTES TITULARES E OS SEIS SUPLENTES DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO DO HSBC.  

LOC: A CPI FOI FORMALIZADA COM O APOIO DE 33 SENADORES, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

TÉC: Os senadores tinham até a meia-noite de 27 de fevereiro para retirar as assinaturas de apoio à CPI do HSBC, mas ninguém o fez. Com a comissão confirmada, a Secretaria Geral da Mesa do Senado vai avisar aos líderes partidários para que façam as indicações dos integrantes da CPI. Os nomes vão obedecer à proporcionalidade das bancadas no Senado. PMDB e PT, por terem o maior número de parlamentares, devem concentrar boa parte das 11 vagas de titulares e seis de suplentes. Depois de feitas as indicações, os nomes devem ser lidos em Plenário. A partir daí, a CPI já poderá ser instalada. A Comissão Parlamentar de Inquérito vai investigar contas no HSBC da Suíça e verificar se há sonegação fiscal em depósitos feitos por brasileiros. De acordo com a imprensa internacional, o banco mantinha contas secretas naquele país para livrar os clientes do pagamento de impostos. O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, autor do pedido de criação da CPI, disse que esse pode ser o maior escândalo de evasão fiscal da história: 

(RANDOLFE RODRIGUES) O respeitado jornal Financial Times, em um editorial, diz que esse escândalo se trata do maior escândalo de evasão fiscal do mundo. Então é algo em torno de 20 bilhões de dólares. Para saber a dimensão disso, é o mesmo valor do ajuste fiscal proposto pelo ministro Levy agora no governo Dilma. Então, é um escândalo que deve indicar um grande rombo nas contas públicas brasileiras. 

(REPÓRTER) Randolfe Rodrigues já solicitou informações aos Ministérios da Fazenda e da Justiça sobre as investigações envolvendo contas de brasileiros no HSBC da Suíça. Além da própria Suíça, França e Reino Unido são os países que possuem maior número de clientes com contas secretas. O Brasil ocupa o quarto lugar. Não há prazo para a instalação da CPI do HSBC, mas o senador Randolfe Rodrigues espera que ela comece a funcionar nos próximos dias.
02/03/2015, 05h25 - ATUALIZADO EM 02/03/2015, 05h25
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00