Senado poderá ter comissão temporária para monitorar crises hídricas — Rádio Senado

Senado poderá ter comissão temporária para monitorar crises hídricas

LOC: O SENADO PODERÁ INSTITUIR UMA COMISSÃO TEMPORÁRIA PARA ACOMPANHAR E DISCUTIR OS PROBLEMAS RELACIONADOS AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE ENERGIA.

LOC: A SUGESTÃO FOI APRESENTADA PELO PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE DA CASA, SENADOR JORGE VIANA, DO PT DO ACRE. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

TÉC: A proposta de criação de uma Comissão Temporária para acompanhar a carência de água no Brasil foi anunciada pelo senador Jorge Viana, do PT do Acre, que foi relator do Código Florestal. Na avaliação do senador, o país está vivendo uma crise sem precedentes, que vai prejudicar o abastecimento humano, e também impactar a indústria brasileira. Ele ressaltou que grande parte das nascentes se localiza nas regiões Sul e Sudeste. E o trabalho da Comissão vai incluir visitas aos estados e reuniões com representantes da sociedade civil e do governo para detectar as causas do problema e discutir soluções.

(JORGE VIANA) Quantas milhares de nascentes foram destruídas ao longo desses anos, das décadas? Quanto de floresta protetora, que protege os mananciais de água, foram destruídos nessa região do sudeste? Temos que agora encontrar soluções, mas nós temos que entender bem o problema, para que a gente entenda a dimensão dele e onde também está o equívoco de políticas públicas, ou a ausência de políticas públicas, ou da ação do homem. 

(Repórter) Para o senador, o país deverá elaborar um projeto de uso racional da água que seja modelo para o mundo.

(JORGE VIANA) Estabelecer, definitivamente, uma política adequada para o século vinte um, que é uma política de manejo adequado de água, garantindo água para o agricultor, para o consumidor, e garantindo uma relação respeitosa com a natureza. Estamos pagando caro e ainda nem começamos a pagar essa dívida com a natureza. 

(Repórter) Jorge Viana lembrou que o Brasil vai sediar, em 2018, o Congresso Mundial da Água.
11/02/2015, 05h08 - ATUALIZADO EM 11/02/2015, 05h08
Duração de áudio: 01:33
Ao vivo
00:0000:00