Prorrogação do horário de verão pode ajudar contra crise hídrica, diz Delcídio — Rádio Senado

Prorrogação do horário de verão pode ajudar contra crise hídrica, diz Delcídio

LOC: A CONTINUIDADE DO HORÁRIO DE VERÃO ATÉ O FINAL DE MARÇO PODE SER IMPORTANTE PARA AJUDAR O PAÍS A SUPERAR A CRISE HÍDRICA. 

LOC: FOI O QUE DISSE O SENADOR DELCÍDIO DO AMARAL, DO PT DE MATO GROSSO DO SUL, EM ENTREVISTA AO PROGRAMA CONEXÃO SENADO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.  

TÉC: O ministro de Minas e Energia, o senador licenciado Eduardo Braga, admitiu que o governo estuda estender o horário de verão até o final de março. Para o senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, essa possibilidade deixa clara a preocupação com a estiagem e o nível dos reservatórios. Mas ele adverte que outras medidas devem acompanhar a prorrogação do horário de verão. 

(DELCÍDIO) Não só estender ou prorrogar o horário de verão, mas também medidas principalmente que levem à racionalização do consumo de energia, a economia de energia, o que é efetivamente importante, porque a situação energética do país inspira muitos cuidados, e o governo não pode brincar com isso, aliás ninguém pode brincar com isso. Racionamento de energia traz uma série de consequências pro crescimento do país. 

(REPÓRTER) Delcídio também disse que apesar de o pico de consumo de energia ter passado da noite para o início da tarde, o horário de verão ainda é importante. 

(DELCÍDIO) De qualquer maneira mesmo o pico acontecendo em outro horário, você tem economia porque evidentemente as pessoas estão voltando do trabalho e ainda estão voltando do trabalho ainda com a luz do dia. Portanto você poupa, tem um período menor ainda para manter por exemplo os principais equipamentos que você normalmente ligaria nesse horário nas suas casas, Iluminação pública, iluminação das casas. 

(REPÓRTER) O ministro de Minas e Energia marcou para esta quinta-feira uma reunião com representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica e da Empresa de Pesquisa Energética para discutir a prorrogação do horário de verão.
09/02/2015, 00h24 - ATUALIZADO EM 09/02/2015, 00h24
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00