PEC que reduz número de senadores deve ser reapresentada — Rádio Senado

PEC que reduz número de senadores deve ser reapresentada

LOC: O SENADO VAI VOLTAR A ANALISAR UMA PROPOSTA QUE REDUZ O NÚMERO DE SENADORES POR ESTADO. 

LOC: DE AUTORIA DO SENADOR ALVARO DIAS, A PEC DIMINUI DE TRÊS PARA DOIS O NÚMERO DE REPRESENTANTES POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

(Repórter) Uma Proposta de Emenda à Constituição do senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, pretende reduzir de três para dois o número de senadores em cada estado e no Distrito Federal. A medida tem o objetivo de diminuir os gastos com o aparato estatal, de acordo com o senador. Álvaro Dias reconhece a dificuldade de aceitação da matéria, mas tem esperança que ela seja aprovada. Ele cita como exemplo uma PEC do senador Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro, que reduz o número de suplentes de senadores e foi aprovada após muitas discussões no Senado em 2013, hoje em análise na Câmara dos Deputados. Álvaro Dias lembra ainda que a diminuição do número de parlamentares não vai afetar a representação igualitária dos estados no Senado, e que os trabalhos da Casa ganharão mais agilidade. 

(Alvaro Dias) Reduzindo a quantidade para valorizar a qualidade. Certamente teríamos um legislativo mais enxuto, mais econômico e mais qualificado. Agora, eu sei que é difícil, não é fácil, mas é uma tese que tem que ser debatida. Eu venho reapresentado desde 1999, apresento, reapresento, a dificuldade de tramitação é enorme. 

(Repórter) O senador acredita que essa proposta será o primeiro passo para a reforma política no País. E que o Congresso vai ter que lidar também, durante a discussão da reforma, com o número de representantes na Câmara dos Deputados. 

(Alvaro Dias) Uma reforma política a meu ver teria que contemplar também o legislativo. Como a reforma no legislativo. Além de reduzir o número economizando e qualificando mais, nós teríamos a readequação da representação popular que hoje está distorcida. Por exemplo, um estado como Roraima, um deputado representa cinquenta mil habitantes, em São Paulo um deputado representa mais de seiscentos mil habitantes. Então, há uma distorção enorme. 

(Repórter) Após ser reapresentada, a PEC vai ser discutida pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, e em seguida pelo plenário.
06/02/2015, 05h18 - ATUALIZADO EM 06/02/2015, 05h18
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00