Governo quer aumentar competitividade da indústria nacional — Rádio Senado

Governo quer aumentar competitividade da indústria nacional

LOC: O GOVERNO FEDERAL VAI ELABORAR UMA PROPOSTA PARA REDUZIR A BUROCRACIA E AUMENTAR A COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA NACIONAL. 

LOC: O ANÚNCIO, FEITO NA PRIMEIRA REUNIÃO MINISTERIAL, FOI CONFIRMADO AO CONGRESSO NACIONAL. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) No primeiro dia do ano, durante a posse no Congresso Nacional, a presidente Dilma Rousseff destacou a necessidade de estimular a competitividade dos produtos nacionais. E que o caminho para isso era diminuir a burocracia. 

(Dilma Rousseff) Vamos criar, por meio de ação firme e sóbria na economia, um ambiente ainda mais favorável aos negócios, à atividade produtiva, ao investimento, à inovação, à competitividade e ao crescimento sustentável. Combateremos sem trégua a burocracia. 

(Repórter) Na primeira reunião ministerial, a presidente anunciou que iria criar um Programa de Desburocratização e Simplificação das Ações de Governo. A intenção foi confirmada na mensagem enviada ao Legislativo na abertura dos trabalhos, lida pelo primeiro-secretário do Congresso, deputado Beto Mansur. 

(Beto Mansur) A melhora da competitividade depende, entre outras coisas, da simplificação e da desburocratização do dia a dia das empresas e dos cidadãos. Trata-se de agilizar e simplificar o relacionamento das pessoas e das empresas com o Estado e do Estado consigo mesmo. Menos burocracia representa menos tempo e menos recursos gastos em tarefas acessórias e secundárias, mais produtividade e mais competitividade. 

(Repórter) O senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, acredita que os entraves ao desenvolvimento econômico do País só serão superados se houver mudanças na máquina do governo. 

(Blairo Maggi) Para o sucesso do governo da presidente Dilma, assim como para qualquer outro que a suceda, será preciso reunir amplos esforços para superar a burocracia que se impõe à administração pública para atingir as ambiciosas metas de infraestrutura de que o Brasil tanto precisa. 

(Repórter) Além do programa, o governo deve elaborar um projeto de lei criando um mecanismo de transição entre o Simples Nacional e outros regimes de tributação, para que os micro e pequenos empresários possam crescer sem perder benefícios fiscais.
05/02/2015, 06h53 - ATUALIZADO EM 05/02/2015, 06h53
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00