Partidos e blocos parlamentares definem seus líderes — Rádio Senado

Partidos e blocos parlamentares definem seus líderes

LOC: COM O INÍCIO DA NOVA LEGISLATURA, PARTIDOS E BLOCOS PARLAMENTARES ESCOLHEM SEUS LÍDERES. 

LOC: PMDB, PSDB E DEMOCRATAS JÁ DEFINIRAM OS SENADORES QUE VÃO COMANDAR OS SEUS PARTIDOS PELO PRÓXIMO ANO, COMO INFORMA A REPÓRTER MARCELA DINIZ: 

Tec: O PMDB, que tem a maior bancada, com 19 parlamentares, decidiu por unanimidade reconduzir Eunício Oliveira, do Ceará, à liderança do partido no Senado. O líder elencou entre as prioridades para 2015 a reforma política e as metas de ajuste fiscal e afirmou que o partido, nas palavras dele, "não baterá palmas" para tudo o que o governo quiser aprovar no Congresso: 

(Eunício) Obviamente que, nessas questões, o PMDB não vai bater palma para tudo. O PMDB vai discutir de acordo com o sentimento das urnas. Estamos chegando de uma eleição e o líder da maioria, do PMDB, tem um papel fundamental em todas as questões estruturantes desse país, na questão da reforma política, na questão da reforma tributária, do novo Pacto Federativo, na questão do Código Penal. 

(Rep) O PSDB, maior partido de oposição na Casa, com 11 parlamentares, escolheu o senador Cássio Cunha Lima, da Paraíba, como seu novo líder. A crise hídrica e a criação de novas CPI’s para investigar denúncias de corrupção estão na agenda prioritária do partido, como informou o senador: (Cássio) estamos preocupados com a crise energética, com a crise de abastecimento de água. Obviamente a crise ética precisa ser enfrentada e combatida com vigor. Vamos trabalhar para a coleta de assinaturas de novas comissões parlamentares de inquérito que possam, de fato, investigar. Estaremos muito atentos não só à petrobrás, mas também ao bndes, aos fundos de pensões. 

(Rep) Ronaldo Caiado estréia no Senado já na posição de líder do Democratas, partido que reforça a oposição ao governo e que deve apoiar, em peso, a criação de novas CPI’s: 

(Caiado) Eu como líder do partido me responsabilizo em trazer as cinco assinaturas para que possamos entregar aos demais outros líderes para a instalação da CPMI da Petrobrás. Lógico, sobre a Petrobrás, sobre o BNDES, amanhã sobre fundos de pensão, tudo isso está na pauta. 

(REP) O PT deve definir nesta segunda-feira o nome do seu novo líder. O atual ocupante do posto, Humberto Costa, de Pernambuco, questiona a necessidade de uma nova CPI da Petrobrás: 

(Costa) Obviamente que nós vamos discutir, mas, até pelo fato que nós tivemos duas cpi’s da petrobras que não conseguiram trazer nenhum fato novo, algo que não tivesse sido investigado pela polícia federal e pelo ministério público e mais ainda agora que esse processo já está no âmbito da justiça, não sei se de fato é uma coisa necessária que possa contribuir para esclarecer fatos. 

(REP) As lideranças dos blocos parlamentares e as lideranças do governo no Senado, na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional deverão ser formalizadas a partir da abertura do ano legislativo, nesta segunda-feira.
01/02/2015, 08h43 - ATUALIZADO EM 01/02/2015, 08h43
Duração de áudio: 02:40
Ao vivo
00:0000:00