Congresso se reúne nesta segunda para inaugurar nova legislatura — Rádio Senado

Congresso se reúne nesta segunda para inaugurar nova legislatura

LOC: O CONGRESSO SE REÚNE NESTA SEGUNDA-FEIRA PARA INAUGURAR OFICIALMENTE A NOVA LEGISLATURA. A CERIMÔNIA DE ABERTURA DOS TRABALHOS SERÁ NO PLENÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, CONDUZIDA PELO JÁ ELEITO PRESIDENTE DO CONGRESSO, COM AUXÍLIO DA NOVA MESA. 

LOC: O PRIMEIRO ATO DA SESSÃO É RECEBER OFICIALMENTE A MENSAGEM ENVIADA PELA PRESIDENTE DA REPÚBLICA. ESTÃO CONFIRMADAS AS PRESENÇAS DO MINISTRO CHEFE DA CASA CIVIL, ALOÍZIO MERCADANTE E DO PRESIDENTE DO STF, RICARDO LEWANDOWSKI. 

TEC: De acordo com a Constituição, o Congresso Nacional deve retomar as atividades no dia 2 de fevereiro. A cerimônia de abertura é repetida anualmente e segue o mesmo ritual, independentemente de se tratar ou não de uma nova legislatura. O portador da mensagem do Executivo tradicionalmente é o ministro-chefe da Casa Civil. Nos últimos anos, no início de um mandato presidencial, o próprio chefe do executivo compareceu ao Congresso para trazer a mensagem. Foi o que ocorreu em 2011, por exemplo, quando a presidente Dilma Rousseff assumiu o primeiro mandato. Reeleita no ano passado, a presidente não confirmou se virá nesta segunda-feira. O ministro Aloízio Mercadante deverá ser o portador da mensagem presidencial, tradicionalmente lida pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, que também é o primeiro secretário da Mesa da Câmara. A mensagem para o Legislativo em geral aborda as expectativas do Executivo para o ano. Na mensagem presidencial de 2013, por exemplo, lida pelo deputado Marcio Bittar, a presidente Dilma Rousseff fez um balanço dos primeiros anos do seu governo e conclamou os parlamentares a firmarem uma "parceria em favor do Brasil". 

(Marcio Bittar) Neste momento em que a atividade política é tão vilipendiada faço questão de registrar nesta mensagem o meu sincero reconhecimento ao imprescindível papel do Congresso Nacional na construção de um Brasil mais democrático, justo e soberano. 

(Repórter) Por tradição, apesar de não exigido no regimento interno do Congresso, o presidente do Supremo Tribunal Federal é convidado a apresentar sua mensagem. A sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos prossegue com o discurso do presidente da Câmara dos Deputados. E é encerrada com pronunciamento do presidente do Senado, que é também o presidente do Congresso. A primeira sessão plenária do Senado deste ano está prevista para terça-feira. 
30/01/2015, 11h29 - ATUALIZADO EM 30/01/2015, 11h29
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00