CAS deu atenção especial à saúde da mulher em 2014 — Rádio Senado

CAS deu atenção especial à saúde da mulher em 2014

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS SE DESTACOU EM 2014 PELA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER. 

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO, WALDEMIR MOKA, APONTOU AINDA AS CONQUISTAS DO ANO ANTERIOR, DESDE QUE TOMOU A FRENTE DO COLEGIADO. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O senador Waldemir Moka destacou o que considera os pontos altos dos trabalhos da Comissão de Assuntos Sociais em 2014 e 2013, quando ele presidiu o colegiado. Para o senador do PMDB de Mato Grosso do Sul, uma das discussões mais importantes foi sobre o financiamento da saúde. 

(Waldemir Moka) Gostaria de destacar o tema Financiamento Público da Saúde. A Comissão de Assuntos Sociais ouviu o ministro da Saúde, os secretários de saúde estaduais, entidades representativas do setor. Foi aprovada a destinação de 18% da receita corrente líquida da União para a Saúde, de forma escalonada. Foi aprovado pela Casa o projeto de minha autoria para destinar às áreas de educação e saúde recursos públicos desviados pela corrupção e recuperados por meio de ações judiciais. 

(Repórter) O senador mencionou também a votação do Estatuto da Juventude, do projeto que mudou a jornada de trabalho dos aeronautas; do que determinou como regra o regime de guarda compartilhada dos filhos de pais que se divorciam; e o que garante desconto no imposto de renda dos gastos com cuidadores de idosos. Moka lembrou ainda que a Comissão de Assuntos Sociais prestou especial atenção à saúde da mulher em 2014. 

(Waldemir Moka) Elegemos a saúde da mulher como política pública a ser avaliada pela comissão no ano de 2014. Aprovamos diversos projetos que envolvem os direitos das mulheres, entre eles a exigência de que o SUS ofereça condições para a realização de partos humanizados. A reconstituição das mamas pelo Sistema Único de Saúde imediatamente após cirurgia em mulheres vítimas do câncer de mama. 

(Repórter) Nesses dois anos, a comissão analisou no total 214 projetos e promoveu 43 audiências públicas, em que debateu assuntos como a doença falciforme, o câncer de intestino e a distribuição de medicamentos para portadores de doenças raras.
02/01/2015, 05h59 - ATUALIZADO EM 02/01/2015, 05h59
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00