Proposta na CAE pede plebiscito sobre a federalização da educação — Rádio Senado

Proposta na CAE pede plebiscito sobre a federalização da educação

LOC: ESTÁ NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS A PROPOSTA QUE PEDE UM PLEBISCITO SOBRE A FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 

LOC: A MATÉRIA DEVE SER ANALISADA PELOS SENADORES NA RETOMADA DAS ATIVIDADES LEGISLATIVAS EM 2015. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

TÉC: O projeto de decreto legislativo do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, determina a realização de um plebiscito para consultar a população sobre a possibilidade de transferir a responsabilidade da educação básica para a União. Hoje, os principais financiadores do ensino no Brasil são os governos estaduais e municiais. Para Cristovam Buarque, só será possível alcançar uma educação de alta qualidade quando ela for investida pelo Governo Federal. Mas, para Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, um plebiscito sobre o tema não é o ideal. Ele destaca sua isonomia como presidente da Comissão de Educação, mas como senador, afirma que é um assunto muito complexo para a população decidir. 

(Cyro) Eu acho que isso não procede não. Você fazer um plebiscito é muito caro, até porque eu acho que a população não está apta a emitir a sua opinião. Ela não conhece as dificuldades. Então, não é simples. Se você colocar só uma pergunta se é a favor ou não da federalização, isso ao meu ver não é justo. 

(Repórter) Mas Cristovam Buarque, autor do projeto, ressalta que, se a população for realmente opinar sobre a federalização da educação, irá preparada e com todas as dúvidas esclarecidas. 

(Cristovam) Na hora que se convoca o plebiscito, tem três meses de campanha, ou dois meses, o que for. Aí a gente vai esclarecer. Se for hoje, nem federalização a gente sabe o que é, até eu tenho dúvidas. Mas uma campanha de plebiscito, isso vai ser esclarecido, porque é como ter o horário eleitoral do plebiscito. 

(Repórter) A proposta de realização do plebiscito já foi aprovada pela Comissão de Educação, mas ainda precisa passar pela de Assuntos Econômicos e pela de Constituição e Justiça, antes de ir para o Plenário do Senado.
19/12/2014, 04h02 - ATUALIZADO EM 19/12/2014, 04h02
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00