Plenário deve votar PL que obriga pedestre a sinalizar antes de atravessar na faixa — Rádio Senado

Plenário deve votar PL que obriga pedestre a sinalizar antes de atravessar na faixa

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO DEVE ANALISAR NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA O PROJETO DE LEI QUE OBRIGA O PEDESTRE A SINALIZAR COM O BRAÇO ANTES DE ATRAVESSAR NA FAIXA.  

LOC: A PROPOSTA FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DEVERIA TER SEGUIDO DIRETAMENTE PARA A SANÇÃO PRESIDENCIAL. MAS PELO MENOS DEZ SENADORES ASSINARAM UM RECURSO PARA QUE A MATÉRIA SEJA DECIDA PELO PLENÁRIO. A REPORTAGEM É DE MAURÍCIO DE SANTI:  

TÉC: O chamado "sinal de vida" em que a pessoa sinaliza com o braço e espera que os carros parem antes de cruzar a faixa de pedestres é uma realidade em Brasília desde 1997. Mas não há nada no Código de Trânsito Brasileiro que obrigue o pedestre a fazer esse gesto. A autora do projeto, deputada Pérpetua Almeida, do PCdoB do Acre, disse que a utilização do sinal de vida nas ruas de Brasília é considerada um exemplo de cidadania e educação no trânsito. O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, lembrou que a sinalização do pedestre antes de cruzar a faixa levou a uma queda significativa no número de atropelamentos no DF. Rollemberg defendeu que o resultado mostra como a população de todo o país pode se mobilizar para tornar o trânsito menos violento: 

(RODRIGO ROLLEMBERG) efetivamente, nós passamos a ter uma mudança de postura em relação ao trânsito e, especialmente, em relação à faixa de pedestre. E eu fico pensando, quanto nós poderíamos fazer neste País em várias outras áreas relativas ao cotidiano das pessoas apenas com o processo de educação, apenas com o processo de mobilização da população. 

(REPÓRTER) Caso a proposta seja aprovada pelo plenário do Senado, a regulamentação será feita pelo Conselho Nacional de Trânsito.
04/12/2014, 03h36 - ATUALIZADO EM 04/12/2014, 03h36
Duração de áudio: 01:24
Ao vivo
00:0000:00