Oposição já coleta assinaturas para criar nova CPMI da Petrobras em 2015 — Rádio Senado

Oposição já coleta assinaturas para criar nova CPMI da Petrobras em 2015

LOC: A OPOSIÇÃO JÁ COLETA ASSINATURAS PARA CRIAR UMA NOVA CPI MISTA DA PETROBRÁS EM 2015. 

LOC: SENADORES DA BASE DO GOVERNO ALEGAM QUE É PRECISO NÃO BANALIZAR A CRIAÇÃO DE CPI’S. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA 

(Repórter) A oposição quer a criação de uma nova CPI em 2015 para investigar as irregularidades envolvendo a Petrobras apuradas pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. Segundo o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes, de São Paulo, o governo está obstruindo as investigações da atual CPI Mista. 

(Aloysio Nunes) “Ela vai acontecer. Nós já estamos colhendo assinaturas, para a nova CPI. Nós queremos que essa CPMI, ela funcione. Nós lutamos muito para o Congresso estar nisso desde o início.” 

(Repórter) A oposição teme que os trabalhos da CPI não sejam conclusivos até o fim do ano. O término da comissão está previsto para 23 de novembro. Sua prorrogação já foi requisitada e é provável que ela se estenda até 22 de dezembro, último dia do ano legislativo. Para os senadores da base governista, não se pode banalizar a criação de CPIs. É o que afirmou o senador Wellington Dias, do PT do Piauí. 

(Wellington Dias) “Isso significa brincar de CPI. Nós estamos terminando uma CPI e se está falando de uma nova CPI. Precisamos usar a Comissão Parlamentar de Inquérito naquilo que os órgãos que são mais apropriados pra a investigação não fazem a sua parte ou fazem de forma incompleta, suspeita. É para isso que a Constituição resguardou esse poder para o Parlamento.” 

(Repórter) O presidente da CPI da Petrobrás, senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, acredita que a nova comissão é um assunto para o próximo ano. Para a abertura de uma CPI Mista são necessárias, pelo menos, 171 assinaturas de deputados e 27 de senadores.
18/11/2014, 06h06 - ATUALIZADO EM 18/11/2014, 06h06
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00