CPMI da Petrobras aprova convocação do presidente licenciado da Transpetro — Rádio Senado

CPMI da Petrobras aprova convocação do presidente licenciado da Transpetro

LOC: A CPI MISTA DA PETROBRAS APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA A CONVOCAÇÃO DO PRESIDENTE LICENCIADO DA TRANSPETRO, SÉRGIO MACHADO. 

LOC: TAMBÉM FORAM APROVADAS A ACAREAÇÃO ENTRE OS EX-DIRETORES DA PETROBRAS PAULO ROBERTO COSTA E NESTOR CERVERÓ, E A QUEBRA DO SIGILO BANCÁRIO DE JOÃO VACCARI NETO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

(Repórter) A quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico do tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, João Vaccari Neto, foi aprovada por apenas um voto de diferença, 12 a 11. Os governistas tentaram abrir os sigilos de todos os tesoureiros das legendas citadas na Operação Lava-Jato, mas o pedido não teve o apoio da oposição. A CPI aprovou também a convocação do presidente licenciado da Transpetro, Sérgio Machado, que teria participado de supostas irregularidades na compra de navios para o transporte de petróleo. Os parlamentares decidiram ainda fazer uma acareação entre os ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa e Nestor Ceveró. O pedido dividiu governo e oposição. Para o senador Wellington Dias, do PT do Piauí, os dois vão repetir a estratégia de não falar: 

(Wellington Dias) Certamente eles têm aqui e vão manifestar, como já aconteceu de outras vezes, o direito de não se pronunciar. 

(Repórter) Mesmo assim, o senador Antônio Aureliano, do PSDB de Minas Gerais, insistiu: 

(Antônio Aureliano) O fato de uma pessoa falar ou não falar é problema pessoal dela, respaldado na Constituição. Mas cabe a essa CPMI encaminhar e trazê-la aqui para fazer a acareação. 

(Repórter) Foram convocados também o ex-diretor de Gás e Energia, Ildo Sauer, e o ex-diretor de Serviços, Renato Duque, preso na Operação Lava Jato na última sexta-feira. O presidente da CPMI, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, disse que vai reunir os líderes para definir o calendário: 

(Vital do Rêgo) Temos pessoas que estão presas que de forma preferencial devem ser aproveitado esse momento para também trazer à Comissão. Mas nós só teremos uma posição definida depois de ouvir os líderes e o relator. As quebras de sigilo vão ser feitas imediatamente, como manda a lei.  

(Repórter) Vital do Rêgo informou que acaba nesta sexta-feira o prazo para a coleta de assinaturas para prorrogar a CPMI até 22 de dezembro. O prazo inicial se encerra em 23 de novembro, próximo domingo.
18/11/2014, 05h17 - ATUALIZADO EM 18/11/2014, 05h17
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00