Quase 60% dos brasileiros não acreditam em muitos motivos para seguir a lei — Rádio Senado

Quase 60% dos brasileiros não acreditam em muitos motivos para seguir a lei

LOC: MAIS DE OITENTA POR CENTO DOS BRASILEIROS ACHAM FÁCIL DESCUMPRIR AS LEIS E QUASE SESSENTA POR CENTO NÃO ACREDITAM EM MUITOS MOTIVOS PARA SEGUÍ-LAS. 

LOC: OS DADOS FAZEM PARTE DO ÍNDICE DE CONFIANÇA NA JUSTIÇA BRASILEIRA, FEITO PELA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, COMO INFORMA A REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas mostrou que 81% da população acha fácil desobedecer às leis. O índice é o mesmo dos que escolhem “um jeitinho” para descumprir as regras. Só no Distrito Federal, oitenta e quatro por cento das pessoas elegem o jeitinho para não cumprir as regras legais. Este é o maior índice no país. A Bahia, por outro lado, apresentou o menor índice de desrespeito às leis com 71% dos entrevistados afirmando ser fácil a desobediência. Ainda segundo o levantamento, 57% da população brasileira não vê motivos para seguir a legislação. Para o senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, são vários os motivos que levam a população a desacreditar na legislação, entre eles, a impunidade e a grande quantidade de leis que são feitas diariamente. 

(Cyro Miranda) O problema é justamente esse, da impunidade e das leis que não são claras, e o brasileiro culturalmente se acostumou a isso. Nós fazemos leis todos os dias, mas nada é cumprido. E o Congresso Nacional tem que diminuir esse negócio de fazer leis, o que se pode fazer é as leis existentes serem aperfeiçoadas e que o Judiciário faça cumprir. 

(Repórter) Já a senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, considera uma reforma política a solução para que a sociedade tenha confiança nos Poderes Públicos. 

(Ana Rita) Uma das questões é que os Poderes Públicos realmente possam cumprir de fato o seu papel pra que eles possam ter maior legitimidade. E aí eu penso que a gente se dá conta de uma outra questão fundamental: para que os Poderes Públicos possam ter maior legitimidade, vai depender da atuação dos eleitos. E aí nós nos damos conta de que a reforma política é essencial pra isso. 

(Repórter) Os dados são do Índice de Confiança na Justiça Brasileira, que faz parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, editado pela Fundação Getúlio Vargas. A instituição ouviu sete mil e cem pessoas em oito estados do Brasil, entre abril de 2013 e março de 2014. 
10/11/2014, 05h53 - ATUALIZADO EM 10/11/2014, 05h53
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00